Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/102550
Título: | Quem conta um conto… acrescenta desinformação: o engagement dos consumidores da geração z com a (des)informação das notícias no Tiktok |
Autor: | Alves, Cíntia Sofia de Castro |
Orientador: | Santos, Susana Catarina de Jesus Fernandes dos |
Palavras-chave: | Engagement Marketing de Redes Sociais Desinformação Teoria do Duplo Processo Personalidade Inteligência Artificial Tiktok Engagement Social Media Marketing Disinformation Dual Process Theory Personality Artificial Intelligence |
Data de Defesa: | Jun-2025 |
Editora: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
Citação: | Alves, Cíntia Sofia de Castro (2025). “Quem conta um conto… acrescenta desinformação: o engagement dos consumidores da geração z com a (des)informação das notícias no Tiktok”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
Resumo: | O perigo crescente da desinformação estende-se hoje pelas redes sociais, locais
anteriormente vistos como espaços para a comunicação, criação de ligações e
entretenimento, como o Tiktok. Estes locais tornam-se fontes primárias na disseminação
e consumo de (des)informação, com a presença de mecanismos de exposição de conteúdo
personalizado através do engagement e o surgimento de conteúdo criado por inteligência
artificial. Este estudo procura compreender o impacto que as notícias falsas no Tiktok
detém no engagement dos jovens da Geração Z e que influência o tipo de notícia, a origem
(IA ou não IA),o processamento de informação e os traços de personalidade do individuo
podem ter neste processo. O estudo é de natureza multi-método quantitativa, repartida em
dois estudos com propósitos diferentes, sendo utilizado um questionário online para a
recolha de dados, onde foram obtidas 498 resposta válidas (213 para o estudo 1 e 285
para o estudo 2). Os dados foram analisados utilizando ANOVAs, Indepent t-tests, a
ferramenta PROCESS MACRO para as análises de mediação e de mediação moderada.
Foi possível concluir que as notícias verdadeiras apresentam um maior impacto direto no
engagement em comparação às notícias falsas, o tópico das notícias também é um fator
tanto direto como indireto por via da reação emocional do engagement. Além disso,
verificou-se que as notícias falsas mediadas pelas reações emocionais levando a um maior
engagement e que os traços EA não são moderadores do presente modelo. Este estudo
providencia contributos académicos, práticos e societais. The growing danger of disinformation now extends to social networks, previously seen as spaces for communication, connection and entertainment, such as Tiktok. These spaces have become primary sources for the dissemination and consumption of (des)information, with the presence of mechanisms that expose personalized content through engagement and the appearance of content created by artificial intelligence in the app. This study seeks to understand the impact that fake news on Tiktok has on the engagement of youth from Gen Z, and what influence the type of news, the origin (AI or non-AI),the information processing and the personality traits of the individual can have on this process. This research is of a quantitative multi-method nature, divided into two studies with different purposes, using the data collection tool of an online questionnaire, where 498 valid responses were obtained, 213 for study 1 and 285 for study 2. The data was analyzed using ANOVAs, Indepent t-tests and a PROCESS MACRO tool for the mediation and moderated mediation analyses. It was possible to conclude that “true news” has a greater impact on engagement than fake news, and that the topic of the news is also a direct and indirect factor of engagement via the emotional reaction. In addition, it was also found that fake news, mediated by emotional reactions, lead to a greater engagement, and that EA traits were not moderators of this model. This study provides academic, practical and societal contributions. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/102550 |
Aparece nas colecções: | BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DM-CSCA-2025.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.