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http://hdl.handle.net/10400.5/102497
Título: | Contributo das visitas de estudo na promoção das aprendizagens e do interesse dos alunos do 8º ano, em relação ao tema "Funcionamento dos ecossistemas" |
Autor: | Ribeiro, Helga Cristina Rosa |
Orientador: | Reis, Pedro, 1965- |
Palavras-chave: | Visitas de estudo Museus de ciência Ecossistemas Biologia - Estudo e ensino Aprendizagem experiencial Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2024 |
Data de Defesa: | 19-Jul-2024 |
Resumo: | O presente relatório descreve a investigação desenvolvida no âmbito da prática de ensino supervisionada, inserida no contexto da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional IV, do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia. O nosso trabalho investigativo adotou como objetivo estudar o contributo das visitas de estudo na promoção das aprendizagens e do interesse dos alunos, do 8.º ano, em relação ao tema “Funcionamento dos ecossistemas”. Para além do objetivo referido, intentou-se conhecer as conceções dos alunos acerca das visitas de estudo antes e após a sua realização, e determinar as dificuldades sentidas por eles ao longo da intervenção didática, que seguiu uma abordagem de ensino baseada em investigação. Partindo de questões de investigação, os alunos realizaram atividades que lhes conferiram uma maior responsabilidade na construção das suas aprendizagens, com destaque para a realização de duas visitas de estudo – uma ao Parque da Paz, direcionada para a resolução de problemas, e outra ao Museu da Água, orientada por um guia.
A investigação assumiu um cariz qualitativo e um paradigma interpretativo, cujos dados resultaram da aplicação de diversos métodos e instrumentos de recolha de dados incluindo o diário de bordo, observação com recurso a grelhas de avaliação, inquérito por questionário e recolha e análise dos trabalhos produzidos pelos alunos.
Os resultados demonstram que as visitas de estudo contribuíram para o incremento do interesse dos alunos para o estudo do tema. Porém, alguns alunos não as entenderam como aulas práticas, o que terá limitado o contributo das visitas para a construção de aprendizagens essenciais. As atividades realizadas fomentaram o desenvolvimento de capacidades a nível de raciocínio e resolução de problemas, bem como relacionadas com o trabalho em grupo.
Face às dificuldades na concretização do trabalho de campo, considera-se importante reforçar estas atividades para o ensino das Ciências Naturais, ao longo dos vários níveis de ensino, bem como estratégia que permita o desenvolvimento de diversas competências essenciais ao cidadão do século XXI. The present report describes the investigation developed within the scope of Supervised Teaching Practice, integrated into the context of the curricular unit Introduction to the Professional Practice IV, of the Master's Degree in Biology and Geology Teaching. Our investigative work aimed to study the contribution of field trips to promoting students' learning and interest in the 8th grade, regarding the theme “Functioning of ecosystems”. In addition to the mentioned objective, we aimed to understand students' conceptions of field trips before and after their reali-zation and determine the difficulties they experienced during the didactic interven-tion, which followed a research-based teaching approach. Starting from research questions, students carried out activities that gave them greater responsibility in constructing their learning, with a focus on two field trips - one to Parque da Paz, focused on problem-solving, and another to the Water Museum, guided by a tour guide. The research took on a qualitative nature and an interpretive paradigm, with data resulting from the application of various data collection methods and instruments including logbooks, observation using evaluation grids, questionnaire surveys, and collection and analysis of student-produced work. The results show that field trips contributed to increasing students' interest in studying the theme. However, some students did not perceive them as practical lessons, which may have limited the contribution of the trips to the construction of essential learning. The activities carried out fostered the development of reasoning and problem-solving skills, as well as those related to group work. Given the difficulties encountered in carrying out fieldwork, it is considered important to reinforce these activities for the teaching of Natural Sciences, across various levels of education, as well as a strategy that allows for the development of various essential skills for the citizens of the 21st century. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e de Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2024, Universidade de Lisboa. Instituto de Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/102497 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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