Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/102494
Título: | Perceber as potencialidades da estratégia "Think-Pair-Share" na promoção da mudança conceptual na aprendizagem da temática "Imunidade e controlo de doenças" em alunos do 12º ano |
Autor: | Mariano, Sara Isabel Lima Silva Morais |
Orientador: | Faria, Cláudia, 1967- |
Palavras-chave: | Mudança conceptual Sistema imunitário Imunidade (Medicina, Veterinária) Aprendizagem colaborativa Educação em ciências Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2024 |
Data de Defesa: | 24-Jul-2024 |
Resumo: | As conceções alternativas são uma preocupação nas aulas de ciências porque
os alunos assimilam conceitos durante o seu crescimento que podem não concordar
com o conhecimento científico atual e podem até ser antagonistas do que está a ser
ensinado em sala de aula. O incentivo à mudança conceptual pode ocorrer através da
estratégia “Think-Pair-Share”, que se baseia no trabalho colaborativo e pretende que
os alunos reflitam, discutam e partilhem as respostas sobre um determinado assunto.
Neste contexto, foi desenvolvido um estudo no âmbito da Iniciação à Prática
Profissional do Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, que procurou
compreender as potencialidades da estratégia “Think-Pair-Share” na promoção da
mudança conceptual na aprendizagem da temática da imunidade e controlo de
doenças. Os participantes do estudo correspondem a uma turma de 12.º ano de
Biologia, constituída por 21 alunos, e a intervenção realizou-se numa escola do
concelho de Lisboa.
Para a investigação utilizou-se uma abordagem qualitativa, seguindo um
paradigma interpretativo, com o objetivo de analisar as potencialidades da estratégia
“Think-Pair-Share” nas aprendizagens dos alunos e no desenvolvimento de
competências, as dificuldades sentidas e a opinião dos alunos relativamente à
estratégia aplicada. A recolha de dados foi realizada através da observação das aulas,
inquéritos por questionário aos alunos e análise documental.
Os resultados obtidos mostram que a estratégia “Think-Pair-Share” tem
potencialidades na promoção da mudança conceptual, tendo havido uma evolução
positiva nas conceções alternativas dos alunos. Para além disso também foi possível
observar o desenvolvimento de competências relacionadas com a comunicação,
tendo os alunos percepcionado a importância do feedback e do respeito pela opinião
dos outros, assim com da escuta ativa. No entanto, os alunos sentiram dificuldades
relativas ao tempo disponível e à informação fornecida para a realização das
atividades. Alternative conceptions are a concern in science classes because students assimilate concepts as they grow that may not agree with current scientific knowledge and may even be antagonistic to what is taught in the classroom. The encouragement to conceptual change can be achieved through the “Think-Pair- Share” strategy, which is based on collaborative work and aims for students to reflect, discuss and share answers on a specific subject. In this context, a study was developed within the scope of the Initiation to Professional Practice of the Master's Degree in Biology and Geology Teaching, which aims to understand the potential of the “Think-Pair-Share” strategy in promoting conceptual change in learning the subject of immunity and control of diseases. The study participants involved a 12th grade Biology class, including 21 students, and the intervention took place in a school in the area of Lisbon. For the investigation, a qualitative approach was used, following an interpretative paradigm, with the aim of analyzing the potential of the “Think-Pair- Share” strategy in student learning and the development of skills, the difficulties experienced and the students' opinion regarding to the applied strategy. Data collection was carried out through class observation, student questionnaire surveys and document analysis. The results presented show that the “Think-Pair-Share” strategy has the potential for conceptual change, resulting in a positive evolution in students’ alternative conceptions. Furthermore, it was also possible to observe the development of skills related to communication, with students realizing the importance of feedback and respect for the opinions of others, as well as active listening. However, students experienced difficulties in relation to the time available and the information provided to carry out the activities. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, 2024, Universidade de Lisboa. Instituto de Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/102494 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie058796_tm.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.