Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/101930
Título: | Design para o património alimentar |
Outros títulos: | Projeto de identidade visual para produtos regionais da zona de Mértola |
Autor: | Costa, Carolina Raimundo Alves da |
Orientador: | Rolo, Elisabete de Jesus Rosado |
Palavras-chave: | design de comunicação identidade da marca identidade visual património alimentar produtos regionais alentejanos communication design brand identity visual identity food heritage alentejo regional products |
Data de Defesa: | 20-Jul-2023 |
Editora: | Faculdade Arquitetura, Universidade Lisboa |
Resumo: | Esta investigação procura afirmar o papel do Design de Comunicação no fortalecimento da identidade de produtos regionais. Pretende destacar e evidenciar a qualidade de produtos alimentares tradicionais da vila de Mértola, no distrito de Beja, através da criação de uma estratégia de comunicação. Esta estratégia prevê a conceção de uma marca coletiva, agregadora de várias marcas, que represente a qualidade dos seus produtos mais genuínos, mas que também possa cumprir outros objetivos, como o de aumentar a notoriedade da região e dos seus produtos (a nível nacional e internacional) e o de valorizar o património imaterial português, em particular o património alimentar alentejano.
O desenvolvimento da investigação foi realizado em três fases. A fase exploratória, em que foi desenvolvido o enquadramento teórico, através da revisão de literatura. A fase generativa, em que, através de processos de investigação ativa, se realizaram algumas entrevistas exploratórias a especialistas das áreas convocadas, assim como alguns estudos de casos de referência para a temática, e também se desenvolveu o projeto prático, com a conceção de um primeiro protótipo. Por fim, a fase avaliativa, em que os materiais gráficos concebidos foram submetidos, como um todo, à avaliação por parte da orientadora do projeto de investigação, também designer de comunicação. Esta avaliação, em complemento dos diversos momentos de avaliação ao longo do processo projetual, permitiu a inclusão de melhorias no projeto prático, e todo o processo, sustentado por conceitos teóricos, permitiu que se extraíssem conclusões e recomendações para futura investigação na área. This investigation seeks to study the role of Communication Design in strengthening the identity of regional products. It intends to highlight and evidence the quality of traditional food products from the village of Mértola, Beja district, through the creation of a communication strategy. This strategy provides for the design of a collective brand, aggregating several brands, and that consequently represents the village through the quality of its most genuine products. Thus, the creation of a brand that meets several objectives is foreseen. Among these objectives, we can highlight the one of increasing the notoriety of the region and its products, nationally and internationally, and the one of valuing the Portuguese (immaterial) heritage, in particular the Alentejo food heritage. The research development was carried out in three phases. The exploratory phase, in which the theoretical framework was developed through a literature review. The generative phase, in which, through active research processes, some exploratory interviews were carried out with experts in the areas involved, as well as some case studies of reference for the theme, and also the practical project was developed, with the conception of a first prototype. Finally, the evaluation phase, in which the graphic materials designed were submitted to an evaluation by experts. This evaluation allowed the inclusion of improvements in the practical project, and the whole process, supported by theoretical concepts, allowed conclusions and recommendations to be drawn for future research in the area. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/101930 |
Aparece nas colecções: | BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023 - FA - 0990040177 - Carolina Costa TM.pdf | 153,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.