Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/101769
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRolo, Elisabete de Jesus Rosadopt_pt
dc.contributor.authorAlves, Laura de Carvalho-
dc.date.accessioned2025-06-25T11:43:45Z-
dc.date.available2025-06-25T11:43:45Z-
dc.date.issued2024-02-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.5/101769-
dc.description.abstractA presente investigação explica o processo de conceção do projeto prático da revista semestral “Inefável”, direcionada a designers, jovens estudantes e profissionais das áreas criativas, com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos. Com este projeto editorial, pretende-se estimular a troca de conhecimento, o diálogo multidisciplinar e conectar a sociedade com modos de vida mais próximos da natureza e de valores sustentáveis, através da simplificação de técnicas e práticas de sabedoria popular, associados à cultura imaterial. O enquadramento teórico, explorado no capítulo 2, comprova lacunas na valorização da cultura imaterial, pelo que se identifica a oportunidade do Design de Comunicação contribuir para esta área, nomeadamente através do Design Editorial, revelando o papel crucial de uma publicação periódica na transmissão e moldagem da narrativa cultural. A publicação periódica pretende, assim, contribuir para um coletivo mais informado acerca da cultura imaterial, difundindo tradições e costumes portugueses e estimulando a sua recuperação. Na segunda parte da investigação, na componente de investigação ativa (capítulo 3), são adotadas duas metodologias: entrevistas exploratórias semiestruturadas e análise de casos de referência. As entrevistas destacam a pertinência de um projeto editorial periódico que relacione tradição e contemporaneidade e os casos de referência validam a diversidade e complexidade que uma publicação periódica pode conter, incluindo a identidade cultural e a cultura imaterial. No seguimento, o capítulo 4 expõe o desenvolvimento do objeto editorial “Inefável”, pondo em prática as informações recolhidas e assimiladas nos capítulos anteriores. Procurou criar-se um robusto conceito e identidade e definir uma estrutura editorial coesa e coerente, evidenciadas na singularidade gráfica do objeto editorial desenvolvido. A estratégia de divulgação reforça o compromisso para com os objetivos de valorização da cultura imaterial. Toda a investigação respondeu aos objetivos e demonstrou a importância do Design de Comunicação e do designer na valorização da cultura imaterial portuguesa, de modo a salvaguardar a herança cultural e a tradição.pt_PT
dc.description.abstractThe present research explains the whole process of designing the biannual magazine “Inefável”, aimed at designers, young students and professionals in creative fields, aged between 18 and 30. The purpose of this editorial project is to stimulate the exchange of knowledge, the multidisciplinary dialog and to connect society with ways of life that are closer to nature and sustainable values, through the simplification of popular practices and techniques associated with intangible culture. The theoretical framing, explored in chapter 2, shows gaps in the valorization of intangible culture, which is why we identified the opportunity for Communication Design to contribute to this area, particularly through editorial design, revealing the crucial role of a periodical in transmitting and shaping the cultural narrative. The periodical thus aims to contribute to a more informed public about intangible culture, spreading Portuguese traditions and customs and encouraging their revival. In the second part of the research, in the active research section (chapter 3), two methodologies are employed: exploratory semi-structured interviews and case study analysis. The interviews highlight the relevance of a periodical publishing project that links tradition and contemporaneity and the case studies validate the diversity and complexity that a periodical publication can contain, including cultural identity and intangible culture. Chapter 4 goes on to describe the development of the “Inefável” editorial object, putting into practice the information gathered and assimilated in the previous chapters. The aim was to create a robust concept and identity and to define a cohesive and coherent editorial structure, evidenced in the graphic uniqueness that was sought. The communication strategy reinforces the commitment to the objectives of valuing intangible culture. All the research met the objectives and proved the importance of Communication Design and the designer in the valorization of Portuguese intangible culture, to preserve cultural heritage and tradition.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherFaculdade Arquitetura, Universidade Lisboapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectdesign de comunicaçãopt_PT
dc.subjectdesign editorialpt_PT
dc.subjectcultura imaterial portuguesapt_PT
dc.subjectrevistapt_PT
dc.subjectcommunication designpt_PT
dc.subjecteditorial designpt_PT
dc.subjectportuguese intangible cultural heritagept_PT
dc.subjectmagazinept_PT
dc.titleDesign editorial e cultura imaterial:pt_PT
dc.title.alternative"Inefável" - Projeto de publicação periódica para o contexto portuguêspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid203571487pt_pt
Aparece nas colecções:BFA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2024 - FA - 0990040506 - Laura Alves TM.pdf221,43 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.