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http://hdl.handle.net/10400.5/101705
Título: | Contributos para uma agenda de investigação sobre a filantropia na regulação da educação |
Outros títulos: | Contributions to a research agenda on philanthropy in education governance |
Autor: | Viseu, Sofia |
Palavras-chave: | Filantropia na educação Nova filantropia Regulação da educação Philanthropy in Education New philanthropy Education governance |
Data: | Jun-2025 |
Editora: | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
Citação: | Viseu, S. (2025). Contributos para uma agenda de investigação sobre a filantropia na regulação da educação. Revista Brasileira de Educação, 30, e300045. https://doi.org/10.1590/S1413-24782025300045 |
Resumo: | Este artigo visa apresentar contributos para uma agenda de investigação sobre a filantropia na educação, considerando a reduzida presença artigos em língua portuguesa em bases de indexação de periódicos científicos versando sobre o tópico. O interesse desta agenda de investigação decorre da consolidação e intensificação da intervenção de fundações filantrópicas em educação em nível global, assim como pelas alterações nos seus modos tradicionais de atuação e intervenção. Neste cenário, e partindo do conhecimento já disponível sobre o tópico, o artigo argumenta que o estudo da filantropia na educação é um bom analisador das alterações dos modos de regulação da educação. Essas alterações incluem a ampliação da participação de atores não estatais nas políticas educativas que, recorrendo ao conhecimento como fonte de influência, introduzem e legitimam novos discursos sobre o governo da educação. This article presents contributions to a research agenda on philanthropy in education, considering the reduced presence of articles in Portuguese in indexing databases of scientific journals dealing with the topic. The interest of this research agenda stems from the consolidation and intensification of the intervention of philanthropic foundations in education at a global level, as well as the changes in their traditional modes of action and intervention. In this scenario, and based on the knowledge already available on the topic, the article argues that the study of philanthropy in education is a good analyser of changes in the modes of regulation of education. These alterations include the expansion of the participation of non-state actors in educational policies that, using knowledge as a source of influence, introduce and legitimize new discourses on education governance. |
Descrição: | Este trabalho foi apoiado por Fundos Nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito da UIDEF - Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, UIDB/04107/2020, https://doi.org/10.54499/UIDB/04107/2020. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/101705 |
DOI: | 10.1590/s1413-24782025300045 |
Aparece nas colecções: | IE - GIPAE - Artigos em Revistas Internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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