Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/101416
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Castagna, Vanessa | - |
dc.contributor.advisor | Rita, Annabela de Carvalho Vicente | - |
dc.contributor.author | Lucotti, Eugenio | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T16:29:22Z | - |
dc.date.available | 2025-06-06T16:29:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-20 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.5/101416 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como alvo o estudo da poética e da produção literária do escritor português Augusto Abelaira (1926-2003), com enfoque na exploração de temáticas relacionadas com a tensão entre identidade e alteridade, tanto na esfera individual (o Eros), como coletiva (a relação sujeito-História). Considerado um dos autores mais representativos da sua época, Abelaira tornou-se uma figura-chave do meio intelectual português principalmente a partir de 1974, pela sua produção romanesca e pela sua atividade na imprensa. Influenciado inicialmente pelo debate entre presencistas e neorrealistas, Abelaira, tal como outros escritores da sua geração, afirma a sua independência de correntes e escolas literárias e procura ao mesmo tempo uma síntese entre as várias posições. Começar-se-á por delinear o contexto histórico e cultural em que Abelaira atua, atentando as principais influências na formação de uma poética autoral (nomeadamente António Sérgio e Fernando Pessoa) e a elaboração da noção de unidade, de “livro único” ou “romance único”, que subjaz à escrita abelairiana. A seguir, a análise da relação entre textos e paratextos na obra de Abelaira permitirá ponderar certas avaliações feitas pela crítica e apontar para a especificidade do diálogo que o autor procura com os leitores. Finalmente, a partir destes dados, será possível avançar com a análise da relação entre eu e outro para salientar o confronto constante entre a necessidade por parte do sujeito de conceber uma ação e a negação de todas as suas aspirações pela realidade contingente. | pt_PT |
dc.description.abstract | The primary objective of this thesis is to analyse Augusto Abelaira’s (1926-2003) literary production, focusing on his novels’ recurrent opposition between ideal conceptions and reality. In nearly fifty years as a writer, Abelaira was considered one of the most promising writers of his generation by important intellectuals, such as Artur Portela, João Gaspar Simões, Eduardo Lourenço and Mário Dionísio. After 1974, he was also a key figure in Portuguese culture due to his work as a journalist. Although he was involved in the aesthetic debate between neo-realists and modernists at the beginning of his career, Abelaira stands out for his independence from contemporary literary movements and schools. This analysis will start from the historical and cultural context of his production and its reception. Influenced by Antonio Sérgio’s philosophical idealism and Fernando Pessoa’s poetics, Abelaira’s works were relied on the concept of unity, leading to the author’s own conception of “one book”, where each novel acts as only one part of a larger whole. Thus, a series of recurring themes emerge throughout his work. This research will stress Eros and History as two related themes where the subject tries to problematize its relation to the otherness. These main themes enable us to look at Abelaira’s work as a continuative reflection on the possibilities and value of human action in a reality that denies the subject a concretization of their ambitions. | pt_PT |
dc.description.abstract | Il lavoro si propone di analizzare la produzione, soprattutto romanzesca, dello scrittore portoghese Augusto Abelaira (1926-2003). Considerato da autorevoli figure (quali Artur Portela, João Gaspar Simões, Eduardo Lourenço e Mário Dionísio) tra gli autori più promettenti della sua generazione e figura di spicco dell’ambiente intellettuale portoghese dopo il 1974, la sua opera attraversa la seconda metà del Novecento, costituendosi come una ricerca espressiva al di fuori di scuole e correnti letterarie. Sebbene influenzato dal dibattito tra modernismo e neorealismo, Abelaira non trova una collocazione precisa all’interno della periodizzazione storico-letteraria canonica, il che determina una ricezione ancora in gran parte lacunosa. Dopo aver ripercorso le tappe fondamentali di tali problematiche, l’analisi muove dal concetto di unità che soggiace alla sua scrittura, spesso definita da lui stesso un “unico romanzo”, o un “unico libro”. Questa unità, debitrice in larga misura dell’idealismo filosofico di António Sérgio e della poesia di Fernando Pessoa, porta alla luce una serie di preoccupazioni che si evolvono attraversando l’opera di Abelaira. La riflessione, che pone al centro l’essere umano nel suo rapporto con l’altro, tematizza il rapporto dell’individuo con l’Eros e la Storia, facendo emergere la costante presenza di una tensione tra l’ambizione e una realtà che ne nega la concretizzazione. La polarità, mai risolubile, determina quindi lo spazio di azione del soggetto | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.title | Bolor e desencanto no romance único de Augusto Abelaira | pt_PT |
dc.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento no ramo de Estudos de Literatura e Cultura, na especialidade de Estudos Portugueses | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101760973 | pt_PT |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e Literaturas | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FL - Teses de Doutoramento |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulflelucotti_td.pdf | 2,73 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.