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http://hdl.handle.net/10400.5/101207
Título: | O estudo dos riscos e das catástrofes em Geografia e o contributo para uma educação ambiental no 9º ano de escolaridade |
Autor: | Lopes, Mariana António |
Orientador: | Esteves, Maria Helena Mariano de Brito Fidalgo |
Palavras-chave: | Geografia Educação Ambiental Riscos Aprendizagem ativa Visita de Estudo |
Data de Defesa: | 16-Mai-2025 |
Resumo: | O presente relatório, desenvolvido no contexto de iniciação à prática profissional,
pretende entender de que forma a Geografia pode contribuir para a educação ambiental
dos jovens através dos conteúdos da unidade didática “Riscos, Ambiente e Sociedade”,
com foco nos subdomínios “Riscos naturais” e “Riscos mistos”. Este estudo centrou-se
na descrição e reflexão da sequência didática desenvolvida, no segundo semestre do ano
letivo 2022/2023, na terceira turma do 9º ano da Escola Básica 2/3 D. António da Costa,
integrante do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, em Almada. O planeamento da
sequência letiva, incluindo a avaliação, foi ancorada nos documentos oficiais da Direção
Geral de Educação assim como em alguns dos documentos orientadores do agrupamento.
O trabalho desenvolvido permitiu ancorar o conhecimento geográfico à educação
ambiental explorando a dinâmica dos riscos e das catástrofes e promovendo a reflexão
sobre o impacto das ações humanas no ambiente e na potencialização de fenómenos
perigosos e catástrofes. A sequência didática baseou-se numa metodologia centrada no
aluno, através de estratégias como debate de ideias, trabalhos de pesquisa em grupo e
realização de uma visita de estudo, favorecendo a construção de aprendizagens
significativas e o confronto entre a teoria e a realidade.
A avaliação integrou componentes formativas e sumativas, à qual se recorreu a
instrumentos comos questionários, análise de conhecimentos prévios, teste de avaliação
e trabalho de pesquisa em grupo. A análise dos resultados, recolhidos através dos
materiais e instrumentos de avaliação, evidenciou que os alunos já possuíam alguns
conhecimentos prévios corretos sobre a temática. Foi possível percecionar a aquisição de
consciência relativamente ao impacto das ações humanas no ambiente e no património,
bem como a identificação de algumas medidas que podem contribuir para mitigar ou
atenuar o impacto da materialização de catástrofes no contexto das sociedades atuais
Assim, na sequência letiva apresentada, o contributo para a educação ambiental
concretizou-se através da realização de pesquisas sobre algumas das principais catástrofes
e das suas dinâmicas, promovendo a aquisição de conhecimentos e valores. This report, developed in the context of initiation into professional practice, aims to understand how Geography can contribute to the environmental education of young people through the contents of the teaching unit “Risks, Environment and Society”, focusing on the subdomains “Natural risks” and “Mixed risks”. This study focused on the description and reflection of the didactic sequence developed, in the second semester of the 2022/2023 school year, in the third class of the 9th year of Escola Básica 2/3 D. António da Costa, part of the Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, in Almada. The planning of the school sequence, including assessment, was based on official documents from the General Directorate of Education as well as on some of the group's guiding documents. The work developed made it possible to anchor geographical knowledge to environmental education, exploring the dynamics of risks and disasters and promoting reflection on the impact of human actions on the environment and the potentialization of dangerous phenomena and catastrophes. The teaching sequence was based on a studentcentered methodology, through strategies such as debate of ideas, group research work and study visits, favoring the construction of significant learning and the confrontation between theory and reality. The assessment integrated formative and summative components, using instruments such as questionnaires, analysis of prior knowledge, assessment tests and group research work. Analysis of the results, collected through assessment materials and instruments, showed that the students already had some correct prior knowledge on the topic. It was possible to perceive the acquisition of awareness regarding the impact of human actions on the environment and heritage, as well as the identification of some measures that can contribute to mitigating or attenuating the impact of the materialization of disasters in the context of current societies. Thus, in the teaching sequence presented, the contribution to environmental education was made concrete through the carrying out of research on some of the main disasters and their dynamics, promoting the acquisition of knowledge and values. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/101207 |
Designação: | Ensino de Geografia no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Aparece nas colecções: | IGOT - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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