Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/101147
Título: Viajar, conhecer e comparar: Ricardo Rosa y Alberty e o curso de Pedagogia Montessori (Barcelona, 1916)
Autor: Silva, Carlos Manique da
Vilhena, Carla
Palavras-chave: Maria Montessori
Viagens pedagógicas
Ricardo Rosa y Alberty
Educação de infância
Data: 2024
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Citação: Silva, Carlos Manique da, & Vilhena, Carla (2024). Viajar, conhecer e comparar: Ricardo Rosa y Alberty e o curso de Pedagogia Montessori (Barcelona, 1916). Educação e Pesquisa, 50, 2-20. https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272474
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a compreensão do discurso pedagógico sobre a infância que circulou em Portugal nas primeiras décadas do século XX, designadamente a receção de novas abordagens pedagógicas. Tendo em conta a importância dos materiais impressos para a circulação e estruturação do conhecimento pedagógico, partiu-se da análise de um relatório produzido por Ricardo Rosa y Alberty, professor do ensino primário que frequentou, em Barcelona, no ano de 1916, o Curso Internacional de Pedagogia Montessori. A análise do relatório foi complementada com a referência a outros textos produzidos pelo mesmo autor, que tinham em comum o facto de se centrarem no pensamento pedagógico de Maria Montessori. Neste estudo optou-se por uma abordagem qualitativa, tendo-se procedido a uma análise de conteúdo dos textos. Os resultados obtidos permitiram compreender que o conhecimento pedagógico veiculado nos cursos montessorianos foi reinterpretado pelo autor, acabando por perder alguma “integridade”. Por um lado, há princípios do método que Alberty valoriza e abraça (o conhecimento transferido mantém-se, em boa medida, imutável); por outro lado, afasta-se de alguns dos processos de ensino adotados no ensino elementar, por considerar que estes não são coerentes com a proposta do método (dirigida, fundamentalmente, a crianças em idade pré-escolar). Destaca-se a relevância dos escritos de Alberty para a compreensão da difusão da pedagogia científica em Portugal, em geral, e da pedagogia montessoriana, em particular.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/101147
DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202450272474
ISSN: 1517-9702
Aparece nas colecções:IE - GIHE - Artigos em Revistas Internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
viajar, conhecer e comparar.pdf203,79 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.