Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/100768
Título: A Praia da Boa Vista. O centro económico de Lisboa na transição do século XVII para o século XVIII
Autor: Silva, Inês Amélia Costa Ferreira Mendes da
Orientador: Matos, Luís Jorge Semedo de
Data de Defesa: 25-Fev-2025
Resumo: As descobertas arqueológicas da última década na orla ribeirinha de Lisboa, nomeadamente na zona da Boa Vista, espoletaram a necessidade de se enquadrarem estes achados no devido contexto histórico. No âmbito desta tese, procurar-se-á recriar como seria esta área da capital na transição entre os século XVII-XVIII. Através das fontes iconográficas e cartográficas, conhecemos alguns dos edifícios e a sua implantação, mas de que forma se articulariam? Entre nobres, mercadores, marinheiros e construtores navais, quem seriam as pessoas que ali viveram e trabalharam? Conhecer os edifícios públicos, os privados, os religiosos, as zonas comerciais, os armazéns, as chegadas e partidas das mercadorias e das matérias-primas ao longo dos diferentes cais que pontuavam a costa, permitirá uma reconstituição do espaço e o estabelecimento do grau de relevância deste ponto da cidade em plena época moderna. A implantação dos armazéns da Companhia Geral para o Comércio do Brasil (1649) e, posteriormente, da Casa da Moeda (1720), atribuíram um papel significativo a esta praia. O estabelecimento de tão importantes instituições justifica-se, não só pela sua excelente localização geográfica num ancoradouro natural, mas também porque se constituiu como um natural prolongamento da inicial Ribeira das Naus para ocidente, numa plena ocupação da orla pelos vários estaleiros de construção e reparação naval. Associado a estas importantes estruturas económicas, é fundamental compreender o sistema defensivo da praia, dos seus edifícios e das diferentes actividades. No momento imediato à Independência, urgiu a necessidade de construção de uma linha de fortificações que permitisse proteger a capital, garantindo o trânsito fluvio-marítimo e a manutenção das diferentes redes comerciais. As fontes confirmam a existência do Forte de São Paulo, no entanto, são praticamente inexistentes no que se refere ao Baluarte da Porta do Pó, localizado no limite oeste da Praia da Boa Vista. De que forma estas estruturas estariam relacionadas? Que forças militares assegurariam a protecção deste importante complexo económico? Pretende-se que o conhecimento integrado desta zona da cidade no período moderno, possibilite, de alguma forma, compreender a evolução da própria malha urbana até ao presente, nomeadamente, no que respeita ao modo como a praia da Boa Vista e as suas estruturas fundamentais se foram integrando na cidade, eternizando a sua morfologia original. Em síntese, o objectivo final deste trabalho é colocar o enfoque num espaço que desempenhou um papel vital no funcionamento da cidade e do país durante o período Moderno, mas que, até ao presente, não teve o devido reconhecimento da historiografia.
The Praia da Boa Vista: an economic centre in Lisbon between the 17th and the 18th centuries The archaeological discoveries of the last decade along the Lisbon waterfront, particularly in the Boa Vista area, have triggered the need to place these findings within their proper historical context. As part of a forthcoming thesis, the aim is to recreate what this area of the capital was like during the transition between the 17th and 18th centuries. Through iconographic and cartographic sources, we know some of the buildings and their layout, but how would they have been interconnected? Among the nobility, merchants, sailors, and shipbuilders, who were the people who lived and worked there? Understanding the public, private, and religious buildings, commercial areas, warehouses, and the arrival and departure of goods and raw materials along the different docks that dotted the coast will allow for a reconstruction of the space and an assessment of the importance of this point in the city during the early modern period. The establishment of the warehouses of the Companhia Geral para o Comércio do Brasil (1649) and later the Casa da Moeda (1720) conferred significant importance to this beach. The presence of such important institutions can be justified not only by their excellent geographical location in a natural harbor but also because they served as a natural extension of the original Ribeira das Naus to the west, with numerous shipyards for naval construction and repair occupying the waterfront. In conjunction with these significant economic structures, it is essential to understand the defensive system of the beach, its buildings, and the various activities. After Portugal’s Independence (1640), there was an urgent need to construct a line of fortifications to protect the capital, ensuring fluvial and maritime transit and maintaining different trade networks. The available sources confirm the existence of the Fort of São Paulo; however, information regarding the Baluarte da Porta do Pó, located at the western limit of Praia da Boa Vista, is practically non-existent. How were these structures related? What military forces ensured the protection of this important economic complex? The articulated knowledge of this area during the modern period aims to provide a better understanding of the evolution of the urban fabric to the present day, particularly in terms of how Praia da Boa Vista and its fundamental structures became integrated into the city, perpetuating their original morphology. This study aims to underscore the significance of Boa Vista as a pivotal area in the functioning of both the capital and the nation during the Modern period—an importance that historiography has, to date, largely overlooked.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/100768
Designação: Doutoramento em História Marítima
Aparece nas colecções:FL - Teses de Doutoramento

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