Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10400.5/100583
Título: | Cancel culture in academia: a systematic literature review |
Autor: | Martins, Madalena dos Santos Pedroso |
Orientador: | Soares, Maria Eduarda |
Palavras-chave: | Cancel culture Academia Academic freedom Systematic Literature Review Cultura do cancelamento Instituições académicas Liberdade intelectual Revisão Sistemática da literatura |
Data de Defesa: | Jan-2025 |
Editora: | Instituto Superior de Economia e Gestão |
Citação: | Martins, Madalena Dos Santos Pedroso (2025). “Cancel culture in academia: a systematic literature review”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão |
Resumo: | This dissertation aims to investigate the impact of cancel culture in academia, analyzing
the impact on professors, students, researchers and academic staff, and how it unfolds in
different academic environments such as inside and outside classrooms, on departments,
on events and paper publications.
This topic was addressed through a Systematic Literature Review, which allowed the
analysis of 27 relevant papersto provide insights on the research question “How impactful
is the phenomenon of cancel culture nowadays on academia?”.
The findings highlight eight main ideas such as how cancel culture has evolved over the
years and the concerns it raises in academia, the factors that lead to variations of cancel
culture effects, the sources and fields of attacks, the role of universities in this
phenomenon, potential solutions to fight cancel culture and lastly the primary drivers of
its emergence.
Given the recency of the phenomenon of cancel culture, significant studies are still very
limited. Therefore, this dissertation makes a novel contribution to the study of cancel
culture by presenting a systematic literature review, a method that has not yet been applied
to this topic, particularly within the academic context. Esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto da cultura do cancelamento no meio académico, analisando o impacto nos professores, estudantes, investigadores e staff académico e como é que se desenvolve em diferentes ambientes académicos como dentro e fora da sala de aula, nos departamentos, em eventos e artigos publicados. O estudo deste tópico foi abordado através de uma Revisão Sistemática da Literatura que permitiu a análise de 27 artigos relevantes para fornecer informações sobre a questão de investigação “Qual o impacto da cultura do cancelamento no meio académico hoje em dia?”. Os resultados destacam oito ideias principais, tais como a forma como a cultura do cancelamento evoluiu ao longo dos anos e as preocupações que suscita no mundo académico, os fatores que fazem variar os efeitos da cultura do cancelamento, as fontes e as áreas dos ataques, o papel das universidades neste fenómeno, as possíveis soluções para combater a cultura do cancelamento e, por último, os principais fatores que impulsionam o seu aparecimento. Devido ao facto de a cultura do cancelamento ser bastante recente, os estudos significativos são ainda muito limitados. Assim, esta dissertação dá um novo contributo para o estudo da cultura do cancelamento ao apresentar uma revisão sistemática da literatura, um método que ainda não foi aplicado a este tópico, particularmente no contexto académico. |
URI: | http://hdl.handle.net/10400.5/100583 |
Aparece nas colecções: | BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DM-MSPM-2025.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor! |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.