Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.5/100583
Título: Cancel culture in academia: a systematic literature review
Autor: Martins, Madalena dos Santos Pedroso
Orientador: Soares, Maria Eduarda
Palavras-chave: Cancel culture
Academia
Academic freedom
Systematic Literature Review
Cultura do cancelamento
Instituições académicas
Liberdade intelectual
Revisão Sistemática da literatura
Data de Defesa: Jan-2025
Editora: Instituto Superior de Economia e Gestão
Citação: Martins, Madalena Dos Santos Pedroso (2025). “Cancel culture in academia: a systematic literature review”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
Resumo: This dissertation aims to investigate the impact of cancel culture in academia, analyzing the impact on professors, students, researchers and academic staff, and how it unfolds in different academic environments such as inside and outside classrooms, on departments, on events and paper publications. This topic was addressed through a Systematic Literature Review, which allowed the analysis of 27 relevant papersto provide insights on the research question “How impactful is the phenomenon of cancel culture nowadays on academia?”. The findings highlight eight main ideas such as how cancel culture has evolved over the years and the concerns it raises in academia, the factors that lead to variations of cancel culture effects, the sources and fields of attacks, the role of universities in this phenomenon, potential solutions to fight cancel culture and lastly the primary drivers of its emergence. Given the recency of the phenomenon of cancel culture, significant studies are still very limited. Therefore, this dissertation makes a novel contribution to the study of cancel culture by presenting a systematic literature review, a method that has not yet been applied to this topic, particularly within the academic context.
Esta dissertação tem como objetivo compreender o impacto da cultura do cancelamento no meio académico, analisando o impacto nos professores, estudantes, investigadores e staff académico e como é que se desenvolve em diferentes ambientes académicos como dentro e fora da sala de aula, nos departamentos, em eventos e artigos publicados. O estudo deste tópico foi abordado através de uma Revisão Sistemática da Literatura que permitiu a análise de 27 artigos relevantes para fornecer informações sobre a questão de investigação “Qual o impacto da cultura do cancelamento no meio académico hoje em dia?”. Os resultados destacam oito ideias principais, tais como a forma como a cultura do cancelamento evoluiu ao longo dos anos e as preocupações que suscita no mundo académico, os fatores que fazem variar os efeitos da cultura do cancelamento, as fontes e as áreas dos ataques, o papel das universidades neste fenómeno, as possíveis soluções para combater a cultura do cancelamento e, por último, os principais fatores que impulsionam o seu aparecimento. Devido ao facto de a cultura do cancelamento ser bastante recente, os estudos significativos são ainda muito limitados. Assim, esta dissertação dá um novo contributo para o estudo da cultura do cancelamento ao apresentar uma revisão sistemática da literatura, um método que ainda não foi aplicado a este tópico, particularmente no contexto académico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.5/100583
Aparece nas colecções:BISEG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM-MSPM-2025.pdf1,37 MBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.