Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/9059
Título: | Tarefas de investigação no ensino da tabela periódica |
Autor: | Luís, Ana Maria Dias, 1984- |
Orientador: | Baptista, Mónica Luísa Mendes, 1980- |
Palavras-chave: | Tabela periódica Literacia científica Avaliação formativa Ensino da química Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2013 |
Data de Defesa: | 2013 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade conhecer de que modo a realização de tarefas de investigação no ensino da Tabela Periódica contribui para o desenvolvimento das competências recomendadas nas Orientações Curriculares para o ensino das ciências físicas e naturais do ensino básico. Procura-se identificar as dificuldades sentidas pelos alunos quando realizam tarefas de investigação, conhecer as estratégias a que estes recorrem para as resolver e descrever a avaliação que fazem relativamente ao uso destas tarefas. De forma a atingir essas finalidades, são realizadas seis tarefas de investigação ao longo de doze aulas de 45 minutos, no âmbito da subunidade Propriedades dos Materiais e Tabela Periódica dos Elementos, inserida no tema organizador Viver Melhor na Terra. As aulas são lecionadas numa turma do 9.º ano, constituída por 30 alunos.
Neste trabalho recorre-se a uma metodologia de investigação qualitativa, uma vez que se pretende conhecer e descrever o modo como os alunos reagem na sala de aula quando realizam as tarefas de investigação. Para a recolha de dados recorre-se a vários instrumentos, nomeadamente a entrevista em grupo focado, os documentos escritos e a observação naturalista. A partir da análise de conteúdo emergem várias categorias e subcategorias que permitem a organização dos dados. Os resultados revelam que os alunos enfrentam algumas dificuldades quando realizam tarefas de investigação. No entanto, com o decorrer das tarefas estas vão sendo ultrapassadas. Este facto e as estratégias a que recorrem, como a pesquisa de informação e a partilha de ideias para a resolução das tarefas de investigação, revelam que os alunos estão a desenvolver competências ao nível do conhecimento, do raciocínio, da comunicação e das atitudes. Os resultados mostram ainda que os alunos gostam de realizar tarefas de investigação, uma vez que implicam um maior envolvimento. This work aims to understand how the inquiry tasks in the teaching of Periodic Table contributes to the development of the competences recommended in the Curricular Orientations for Physical and Natural Sciences of basic education. The aim is thus to identify the difficulties experienced by pupils, when performing inquiry tasks, to know the strategies that they resort to solve them and to describe the evaluation that pupils do about the use of these tasks. In order to achieve these goals, six inquiry tasks are implemented over twelve 45-minute lessons in the context of the subunit Material properties and the periodic table of the elements, part of the organizing theme Live better on Earth. These classes are taught in a 9th year class with 30 students. This work uses a methodology of qualitative research, once the teacher wants to know and describe how the students react in the classroom when they carry out inquiry tasks. Data collection was done through the use of focus group interview, written documents and naturalistic observation. From the analysis of content emerge several categories and subcategories that allow the organization of the data. The results show that the pupils felt some difficulties when carrying out inquiry tasks. However, with the progress of the tasks they overcame those difficulties. This fact and the strategies used by them, such as searching for information and sharing of ideas, reveals that pupils are developing competences in different domains, namely knowledge, reasoning, communication and attitudes. The results also show that pupils like carrying out inquiry tasks, once it implicate a bigger involvement. |
Descrição: | Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Física e da química para o 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, 2013 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/9059 |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie044605_tm.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.