Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/8387
Título: Impressões : sobre desenho e recursos expressivos no curso profissional de Técnico de Design Gráfico, 11º ano
Autor: Varela, Sara Isabel Chapado, 1985-
Orientador: Queiroz, João Paulo, 1966-
Palavras-chave: Pós-modernidade
Design gráfico
Ensino profissional
Desenho
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
Data de Defesa: 2012
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais da Universidade de Lisboa e é referente à pratica de ensino supervisionada, desenvolvida na Escola Secundária Eça de Queirós, com uma turma do 11º ano do Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico. O projeto pedagógico, realizado na disciplina de Oficina Gráfica, decorreu ao longo de cinquenta e quatro sessões de quarenta e cinco minutos e englobou uma visita de estudo à empresa de artes gráficas Serisexpresso. A unidade de trabalho visou a realização de identidades gráficas dos alunos e a sua impressão através dos processos de linoleografia, serigrafia e stencil. A turma envolvida é composta por jovens, com idades compreendidas entre os dezasseis e os vinte anos que, após um primeiro período de contacto, revelaram competências frágeis, não só, ao nível do registo gráfico, como também, ao nível da gestão do tempo e das diferentes etapas referentes ao projeto gráfico. Tendo o Curso Profissional de Técnico de Design Gráfico um carácter essencialmente profissionalizante e sendo o design uma atividade complexa que pressupõe uma dinâmica de trabalho específica, delineou-se uma estratégia de ensino centrada na exploração de algumas das fases fundamentais referentes ao projeto gráfico. Pelo que se apresenta, neste relatório, um projeto pedagógico que acolhe a prática do desenho e o exercício da manualidade como ferramentas didáticas essenciais ao processo de ensino-aprendizagem do design.
This report was written in completion of the Master in Teaching of Visual Arts at the University of Lisbon. It regards the practise of supervised teaching, developed by the high school Escola Secundária Eça de Queirós, with the class of the 11th year – in the Portuguese education system – of the Professional Program of Technician in Graphical Design. The pedagogic project, accomplished in the class of Graphic Workshop, lectured during fifty four sessions of forty five minutes. It also comprised a study visit to Serisexpresso, a company producing graphic arts. The working unit addressed the realization of the graphic identities of the students and their impressions via the processes of linoleography, serigraphy and stencil. The students were youngster between sixteen and twenty years old. After an initial contact, the students revealed weak competences, not only regarding graphic registries, but also concerning time management and the knowledge of the several stages of the graphical project. Given the professionalizing purpose of the Professional Program of Technician in Graphical Design and given the complex activities of Design that require specific working dynamics, a teaching strategy was defined based focusing on the fundamental stages of the graphical project. Thus, the report regards a pedagogic project that focuses on the practise of drawing and the subsequent exercise of handwork with didactic tools crucial for teaching and learning of Design.
Descrição: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, 2012
URI: http://hdl.handle.net/10451/8387
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie043363_tm.pdf177,03 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.