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http://hdl.handle.net/10451/7790
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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degois.publication.firstPage | 41 | por |
degois.publication.lastPage | 54 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Olhares sobre mulheres. Homenagem a Zília Osório de Castro | por |
dc.contributor.author | Adão, Áurea | - |
dc.contributor.author | Remédios, Maria José | - |
dc.date.accessioned | 2013-02-19T13:25:02Z | - |
dc.date.available | 2013-02-19T13:25:02Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | Tomé, I. et al. (coord.). Olhares sobre mulheres. Homenagem a Zília Osório de Castro. (pp. 41-54). Lisboa: CESNOVA- Centro de Estudos de Sociologia da Nova. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-97344-0-1 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/7790 | - |
dc.description.abstract | Ao iniciar-se o desenvolvimento dos Estudos sobre as Mulheres a partir dos anos 70 do século XX, a temática da Educação não se vê excluída. A consciência, crescente, de que a História da Educação nunca esteve alheia à determinante género, nem foi consensual quanto ao modelo educativo feminino ou quanto ao papel educativo da mulher, apela a uma compreensão alargada do modo como a educação tem construído e reproduzido a(s)identidade(s) social(is) da mulher. Encontrando-se do ponto de vista epistemológico a História das Mulheres numa fase dita “cumulativa”, o estudo da articulação entre esta área do conhecimento e a História da Educação, pode ele, assim, contribuir para a sua compreensão e sistematização. A opção por estudar o Curso Especial de Educação Familiar, criado pelo Estado Novo, reequacionado a partir da ideia de educação como uma construção social, parece-nos permitir perspectivá-la como um fenómeno social que, de forma explícita ou implícita, reconheceu ou recusou à mulher a dimensão de cidadania activa. Sabemos que o nosso contributo fica muito aquém da justa homenagem, devida por todos nós, à Professora Zília Osório de Castro, uma das grandes impulsionadoras do desenvolvimento em Portugal dos Estudos sobre as Mulheres, pela obra publicada, a que acresce o seu empenhamento na afirmação do estatuto de cientificidade dos mesmos, tendo criado, por exemplo, no meio académico um Centro de Estudos sobre o feminino e associando a sua incrementação à produção de uma revista científica – Faces de Eva. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | CESNOVA | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | História da Educação | por |
dc.subject | Educação feminina | por |
dc.subject | Portugal | por |
dc.subject | Liceus | por |
dc.title | As raparigas portuguesas vão aos liceus do Estado Novo. Uma educação diferenciada no cumprimento de um ideário (1936-1947) | por |
dc.type | bookPart | por |
Aparece nas colecções: | IE - GIHE - Capítulos de Livros |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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