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degois.publication.firstPage41por
degois.publication.lastPage54por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleOlhares sobre mulheres. Homenagem a Zília Osório de Castropor
dc.contributor.authorAdão, Áurea-
dc.contributor.authorRemédios, Maria José-
dc.date.accessioned2013-02-19T13:25:02Z-
dc.date.available2013-02-19T13:25:02Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationTomé, I. et al. (coord.). Olhares sobre mulheres. Homenagem a Zília Osório de Castro. (pp. 41-54). Lisboa: CESNOVA- Centro de Estudos de Sociologia da Nova.por
dc.identifier.isbn978-989-97344-0-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/7790-
dc.description.abstractAo iniciar-se o desenvolvimento dos Estudos sobre as Mulheres a partir dos anos 70 do século XX, a temática da Educação não se vê excluída. A consciência, crescente, de que a História da Educação nunca esteve alheia à determinante género, nem foi consensual quanto ao modelo educativo feminino ou quanto ao papel educativo da mulher, apela a uma compreensão alargada do modo como a educação tem construído e reproduzido a(s)identidade(s) social(is) da mulher. Encontrando-se do ponto de vista epistemológico a História das Mulheres numa fase dita “cumulativa”, o estudo da articulação entre esta área do conhecimento e a História da Educação, pode ele, assim, contribuir para a sua compreensão e sistematização. A opção por estudar o Curso Especial de Educação Familiar, criado pelo Estado Novo, reequacionado a partir da ideia de educação como uma construção social, parece-nos permitir perspectivá-la como um fenómeno social que, de forma explícita ou implícita, reconheceu ou recusou à mulher a dimensão de cidadania activa. Sabemos que o nosso contributo fica muito aquém da justa homenagem, devida por todos nós, à Professora Zília Osório de Castro, uma das grandes impulsionadoras do desenvolvimento em Portugal dos Estudos sobre as Mulheres, pela obra publicada, a que acresce o seu empenhamento na afirmação do estatuto de cientificidade dos mesmos, tendo criado, por exemplo, no meio académico um Centro de Estudos sobre o feminino e associando a sua incrementação à produção de uma revista científica – Faces de Eva.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherCESNOVApor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectEducação femininapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectLiceuspor
dc.titleAs raparigas portuguesas vão aos liceus do Estado Novo. Uma educação diferenciada no cumprimento de um ideário (1936-1947)por
dc.typebookPartpor
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