Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/7405
Título: Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada
Autor: Melo, M Benedita Portugal E
Palavras-chave: Reflexividade
Público
Rankings escolares
Professores
Data: 2009
Editora: Fundação Manuel Leão
Citação: Melo, M. B. P. (2009). Os Professores do Ensino Secundário e os Rankings Escolares: Reflexos da Reflexividade Mediatizada. Vila Nova de Gaia: Fundação Manuel Leão.
Resumo: Procurámos, compreender, nesta investigação, em que medida o jornal Público – media de referência no campo da imprensa escrita portuguesa – poderá potenciar a reflexividade dos actores sociais. Ao detectarmos, através da análise de conteúdo, em que condições e em que termos se produziu a reflexividade escrita sobre os rankings escolares publicada naquele diário, ao longo dos anos 2001, 2002 e 2003, concluímos que este media, por força do efeito de agenda-setting, potencia mas, simultaneamente, condiciona o tipo de reflexividade que mediatiza. Concluímos, também, que os fabricantes de opinião – na sua grande maioria, indivíduos detentores de elevados capitais culturais e sociais - que participaram no mencionado debate veicularam predominantemente uma reflexividade simbólico-ideológica. Constituiu, nossa intenção, por outro lado, compreender os efeitos da publicação destes rankings nas práticas lectivas e organizacionais dos professores do ensino secundário que leccionam o 12º ano de escolaridade. A pesquisa realizada através de inquéritos por questionário permitiu-nos verificar que os docentes perspectivam de modo bastante diferenciado entre si a existência dos rankings escolares. A credibilidade atribuída aos critérios de elaboração dos rankings parece ser a variável mais importante para justificar a variação da importância que lhes é conferida por parte da classe docente. Apesar de alguns professores inquiridos terem revelado que a publicação dos rankings originou, nas suas escolas, a tomada de medidas específicas para se melhorarem os resultados dos exames de 12º ano, os dados obtidos nesta investigação revelam que os efeitos reflexivos dos rankings são mais compósitos e pontuais do que lineares e gerais.
URI: http://hdl.handle.net/10451/7405
ISBN: 978-989-8151-10-0
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIEDF - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
os prof do ens secun.pdf888,22 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.