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degois.publication.firstPage115por
degois.publication.lastPage145por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleQuadrantepor
dc.relation.publisherversionhttp://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=35954&rid=35944por
dc.contributor.authorOliveira, Hélia-
dc.date.accessioned2012-09-24T10:37:33Z-
dc.date.available2012-09-24T10:37:33Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationOliveira, H. (2004). Percursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicial. Quadrante, 13(1), 115-145por
dc.identifier.issn0872-3915-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/6963-
dc.description.abstractNeste artigo pretende-se analisar a contribuição da formação inicial no processo de construção da identidade profissional de duas professoras de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, no decurso dos seus três primeiros anos de carreira. A metodologia adoptada nesta investigação situa-se no paradigma interpretativo, assumindo o estudo de caso como design. Os estudos de caso basearam-se, essencialmente, na análise de um conjunto de entrevistas com carácter biográfico realizadas ao longo de três anos lectivos consecutivos. A primeira parte da apresentação dos resultados diz respeito aos casos das duas professoras, e onde se dá a conhecer as suas motivações para a profissão e as suas perspectivas sobre a formação inicial. Numa segunda parte, descrevem-se as dinâmicas identitárias profissionais que foram descortinadas para cada professora e analisa-se a contribuição da formação inicial nas várias vertentes dessas dinâmicas. Este estudo vem mostrar que a identidade é um processo idiossincrático, complexo e multidimensional, no qual a biografia tem um papel muito importante. As duas professoras, embora tendo experimentado a mesma formação inicial, que ambas valorizam, acabam por desenvolver identidades profissionais distintas. Isto decorre, em parte, do facto de essa formação ser compreendida e vivida de diversas formas de acordo com o percurso pessoal de cada uma delas. Neste estudo observa-se, ainda, que a formação inicial, mesmo nos moldes em que existe e à qual podem ser apontadas diversas insuficiências, é passível de interpelar significativamente alguns jovens, mas não o faz de igual modo para todos. Apontam-se, por fim, algumas condições a garantir na formação inicial que se afiguram de particular relevância na construção da identidade profissional do jovem professor de Matemática.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAPMpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectIdentidade profissional do professorpor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectInício da carreirapor
dc.subjectBiografiapor
dc.titlePercursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicialpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais

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