Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/6963
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.firstPage | 115 | por |
degois.publication.lastPage | 145 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Quadrante | por |
dc.relation.publisherversion | http://www.apm.pt/portal/quadrante.php?id=35954&rid=35944 | por |
dc.contributor.author | Oliveira, Hélia | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-24T10:37:33Z | - |
dc.date.available | 2012-09-24T10:37:33Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, H. (2004). Percursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicial. Quadrante, 13(1), 115-145 | por |
dc.identifier.issn | 0872-3915 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/6963 | - |
dc.description.abstract | Neste artigo pretende-se analisar a contribuição da formação inicial no processo de construção da identidade profissional de duas professoras de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, no decurso dos seus três primeiros anos de carreira. A metodologia adoptada nesta investigação situa-se no paradigma interpretativo, assumindo o estudo de caso como design. Os estudos de caso basearam-se, essencialmente, na análise de um conjunto de entrevistas com carácter biográfico realizadas ao longo de três anos lectivos consecutivos. A primeira parte da apresentação dos resultados diz respeito aos casos das duas professoras, e onde se dá a conhecer as suas motivações para a profissão e as suas perspectivas sobre a formação inicial. Numa segunda parte, descrevem-se as dinâmicas identitárias profissionais que foram descortinadas para cada professora e analisa-se a contribuição da formação inicial nas várias vertentes dessas dinâmicas. Este estudo vem mostrar que a identidade é um processo idiossincrático, complexo e multidimensional, no qual a biografia tem um papel muito importante. As duas professoras, embora tendo experimentado a mesma formação inicial, que ambas valorizam, acabam por desenvolver identidades profissionais distintas. Isto decorre, em parte, do facto de essa formação ser compreendida e vivida de diversas formas de acordo com o percurso pessoal de cada uma delas. Neste estudo observa-se, ainda, que a formação inicial, mesmo nos moldes em que existe e à qual podem ser apontadas diversas insuficiências, é passível de interpelar significativamente alguns jovens, mas não o faz de igual modo para todos. Apontam-se, por fim, algumas condições a garantir na formação inicial que se afiguram de particular relevância na construção da identidade profissional do jovem professor de Matemática. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | APM | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Identidade profissional do professor | por |
dc.subject | Formação inicial | por |
dc.subject | Início da carreira | por |
dc.subject | Biografia | por |
dc.title | Percursos de identidade do professor de Matemática em início de carreira: O contributo da formação inicial | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
Aparece nas colecções: | FC-DE-CIE-GIDM - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
QuadrantePercursosIdentidade.pdf | 296,05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.