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http://hdl.handle.net/10451/64835
Título: | Prática profissional de professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Brasil em educação estatística, num contexto de trabalho colaborativo |
Autor: | Santos, Flávia Batista |
Orientador: | Henriques, Ana Cláudia Correia Batalha |
Palavras-chave: | Prática Profissional do Professor Educação Estatística Anos Iniciais Trabalho Colaborativo Teacher's Professional Practice Statistical Education Early Years Collaborative work |
Data de Defesa: | Nov-2023 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo compreender as práticas de seleção, preparação e exploração em sala de aula de tarefas focadas no desenvolvimento da literacia Estatística, de professores dos anos iniciais, do Ensino Fundamental do Brasil, num contexto de trabalho colaborativo. A fundamentação teórica está organizada em quatro tópicos: (i) a Estatística nos anos iniciais; (ii) o conhecimento dos professores; (iii) a prática letiva dos professores (iv) o trabalho colaborativo dos professores. No primeiro tópico sobre Estatística discute-se sobre o currículo, o ensino de Estatística nos anos iniciais para promover a literacia estatística. No segundo tópico é abordado o conhecimento em termos mais gerais, para apresentar o conhecimento do professor para ensinar Estatística. O terceiro tópico discute a prática letiva do professor, dando destaque às tarefas e comunicação em sala de aula. O quarto tópico discute o trabalho do professor quando está inserido num contexto colaborativo, apresentando formas e potencialidades do trabalho em colaboração. Neste estudo opto por uma investigação de natureza qualitativa e interpretativa e pelo design de estudos de caso, realizada num contexto de trabalho colaborativo de três professoras que ensinam Matemática, nos anos iniciais. Neste contexto foram realizadas 19 sessões de trabalho, com a minha participação, como investigadora, e das professoras que lecionavam em turmas do 4º ano de escolas públicas, durante um ano letivo. A recolha de dados tem por base a observação participante das sessões do trabalho colaborativo e das aulas em que foram implementadas as tarefas; a realização de entrevistas semiestruturadas; recolha de materiais produzidos pelas professoras e da gravação em vídeo, das aulas e das sessões do grupo de trabalho. A análise dos dados, de natureza descritiva e interpretativa, tem como foco as práticas letivas das professoras quando planificam, conduzem e refletem sobre tarefas Estatística, sendo realizada durante toda a recolha de dados, após cada sessão e a partir de categorias previamente estabelecidas, de acordo com o enquadramento teórico e o objetivo e questões de investigação definidas para este estudo. Os resultados mostram que as professoras valorizam as tarefas estatísticas do tipo desafiante, dando destaque para as investigações e o contexto relacionado ao cotidiano dos estudantes. Durante a seleção e preparação das tarefas, as professoras tentaram antecipar as dificuldades que os estudantes poderiam enfrentar. Na exploração da tarefa, observa-se que as ações e questionamentos das professoras modificam, à medida que se envolvem em discussões e reflexões ao longo do trabalho realizado nas sessões. Ao conduzir as tarefas na sala de aula, apontaram as dúvidas dos estudantes poderiam ser um desafio. O contexto do trabalho colaborativo possibilitou às professoras momentos de discussão e reflexão de suas práticas, a partir da partilha de ideias e apoio mútuo, de modo a se desenvolverem profissionalmente. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/64835 |
Designação: | Tese de doutoramento, Educação (Didática da Matemática), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2023 |
Aparece nas colecções: | IE - Teses de Doutoramento |
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