Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/64436
Título: | (Des)construção : do figurativo ao abstrato |
Autor: | Sousa, Cátia Alexandra Cardoso de |
Orientador: | Palaré, Odete Rodrigues, 1971- |
Palavras-chave: | Desenho - Técnicas Artes visuais Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2023 |
Data de Defesa: | 2023 |
Resumo: | O presente relatório foi redigido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, inserida no Mestrado em Ensino de Artes Visuais, como resultado da intervenção letiva na disciplina de Desenho A, no 11.º ano, no Curso Cientifico-Humanístico de Artes Visuais da Escola Secundária de Benavente, no segundo semestre do ano letivo 2022/2023.
A unidade didática foi planeada em formato de unidade de trabalho, conforme previsto no programa da disciplina e foi pensada como uma ponte entre o pensamento figurativo e o pensamento abstrato, abordando temas como o Cadavre-Exquis, o Desenho Gestual e o Desenho Acidental. Com esta esperava-se a valorização do traço e da mancha como elementos gráficos essenciais da composição, a aquisição de conhecimentos sobre técnicas e materiais, o desenvolvimento da capacidade de criação de novas imagens que não figurativas e, ainda, promover a capacidade de argumentação das sete alunas.
Durante o processo utilizou-se, enquanto metodologia de investigação, a Investigação-Ação. No final, considerou-se que uma intervenção mais demorada teria sido mais vantajosa para todas as partes, porém que os objetivos da mesma foram alcançados com sucesso. This report was written as part of the Supervised Teaching Practice within the Master's Degree in Visual Arts Education, as a result of teaching intervention in the subject of Drawing A, in the 11th grade, in the Scientific-Humanistic Course of Visual Arts at Benavente Secondary School, during the second semester of the academic year 2022/2023. The didactic unit was planned as a work unit, as outlined in the curriculum, and it was conceived as a bridge between figurative and abstract thinking, addressing topics such as Cadavre-Exquis, Gestural Drawing, and Accidental Drawing. The goal was to emphasize line and texture as essential graphic elements of composition, acquire knowledge of techniques and materials, develop the ability to create non-representational images, and promote the argumentative skills of the seven female students. During the process, the Action Research methodology was used as the investigative approach. In the end, it was considered that a longer intervention would have been more advantageous for all parties involved, but the objectives were successfully achieved. |
Descrição: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/64436 |
Designação: | Mestrado em Ensino |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie057439_tm.pdf | 4,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.