Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/62733
Título: | Educação não formal em contexto intergeracional através do Digital Storytelling |
Autor: | Romão, Sara Filipa Guedes |
Orientador: | Caetano, Ana Paula, 1962- Cavaco, Carmen, 1970- |
Palavras-chave: | Educação de adultos Educação não formal Narrativas digitais Relações entre gerações Relatórios de estágio de mestrado - 2023 |
Data de Defesa: | 2023 |
Resumo: | O presente relatório resulta do estágio curricular, integrado no Mestrado de Educação e Formação, na área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural, que ocorreu na CAI (Conversas Associação Internacional), uma ONG portuguesa, durante nove meses.
O principal objetivo do estágio curricular traduziu-se no acompanhamento da atividade diária desta associação, tendo ficado igualmente responsável pela gestão das redes sociais. Durante o seu decurso, as atividades desenvolvidas prenderam-se com dinâmicas não formais e participativas, integradas em projetos europeus.
O objeto central que dá corpo a este relatório denomina-se E-shahrazad e tem como intuito promover uma aprendizagem intergeracional, de forma a colmatar a distância entre duas gerações, através da partilha de experiências e da criação de Digital Storytelling (DS).
Como detalharei aprofundadamente no presente documento, durante o estágio curricular, tive a oportunidade de formar-me em DS e participar na implementação-piloto, em Portugal. Dentro das várias atividades desenvolvidas, destaco a organização e administração do workshop sobre esta temática que, mais tarde, originou um evento realizado em parceria com uma Junta de Freguesia de Lisboa, a realização dos relatórios de disseminação e dos Multiplier Event e a gestão da participação de Portugal no Festival Internacional de Digital Storytelling, realizado em Estrasburgo.
No que concerne à organização do relatório, foram definidos dois grandes capítulos. O primeiro destina-se ao enquadramento teórico, onde estão explanados os conteúdos que sustentam o projeto anteriormente mencionado (educação não formal; a educação de adultos, a experiência e educação, a educação intergeracional e, ainda, o Storytelling e o Digital Storytelling). Relativamente ao segundo capítulo, este incide no processo do estágio, desde a caraterização da associação, à explicação e reflexão das atividades realizadas, bem como à explicação mais pormenorizada do projeto E-shahrazad. O objetivo é articular, sempre que possível, esta explanação com os conteúdos teóricos abordados no primeiro capítulo.
O estágio na CAI proporcionou-me experiências de enorme valor e relevância, tendo adquirido competências em diversos domínios que, indubitavelmente, me acompanharão no decurso da minha vida pessoal e profissional. The report presented here, integrated on the Masters on Education and Formation in the Social and Cultural Development field of specialty, is a result of the curricular internship that took place in CAI (Conversas Associação Internacional), a Portuguese ONG, for a period of nine months. The main objective of the internship was the daily follow-up of the activities of this association, where I was responsible for the management of its social media platforms. During the internship, the activities I took ownership of combined non-formal and participative dynamics, integrated in European projects. This report’s main focus is the E-Shahrazad, a project dedicated to the promotion of intergenerational learning, aiming to shorten the distance between generations through experience sharing and creating Digital Storytelling (DS). As I’ll detail in this report, I had the opportunity to acquire DS formation during the internship and to participate in a pilot project in Portugal. Amongst the many activities, I organized and conducted a workshop about the subject, which in turn gave birth to an event organized in collaboration with a Lisbon parish. I was also responsible for producing the dissemination reports, the Multiplier Events, and organizing the Portugal’s participation in the International Festival of Digital Storytelling that took place in Strasbourg. Regarding the elaboration of this report, two main chapters were developed. The first is dedicated to the theoretical framework where I explain the concepts that lay the foundations of the project (non-formal education, adult education, experience and education, intergenerational education, storytelling, and digital storytelling). The second chapter describes and debates the internship: the association´s description, the explanation, and considerations about the fulfilled activities, and also the more detailed elucidation of the E-Shahrazad project. The goal is to articulate these subjects with the theoretical concepts detailed in the first chapter. The CAI internship has given me multiple high-value and pertinent experiences. I acquired skills in multiple domains which, undoubtedly, will accompany my personal and professional life journeys. |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado, Educação e Formação (Área de Especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), 2023, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/62733 |
Designação: | Mestrado em Educação e Formação |
Aparece nas colecções: | IE - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie057394_tm.pdf | 10,52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.