Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/61672
Título: | Escala de avaliação do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula |
Autor: | Veiga, Feliciano Henriques Antunes, Julia |
Palavras-chave: | Ambiente de aula Motivação escolar Escalas de avaliação Motivação dos alunos |
Data: | 2004 |
Citação: | Veiga, F. H., & Antunes, J. (2004, Setembro). Escala de avaliação do Ambiente Psicossociológico da sala de aula – APSA. Poster apresentado na X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos. Universidade do Minho, Braga, Portugal. |
Resumo: | Reconhecendo a importância do ambiente de aula na motivação escolar dos alunos, realizou-se um estudo cuja amostra foi constituída por 365 alunos adolescentes de ambos os sexos, do 3º ciclo e do ensino secundário oficial e diurno. A elaboração da escala
“Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula” (APSA) tomou por base itens de escalas
utilizadas em estudos prévios (Freire e Veiga, 1996; Knight e Waxman, 1990; Fraser, 1982, 1986) e passou por fases várias, de modo a ser abrangente e avaliar as representações dos alunos relativamente às aulas no geral. Os resultados da análise factorial permitiram observar a multidimensionalidade da versão final da escala, com sete factores (autoridade
compreensiva do professor, envolvimento nas aulas, afiliação nas aulas, satisfação nas
aulas, e tarefas nas aulas), e uma explicação de 60.5% da variância total. A consistência interna foi estudada, tendo-se encontrado coeficientes adequados em diferentes subgrupos da amostra. Na análise dos resultados acerca do estudo da validade externa, obtiveram-se várias correlações positivas e significativas entre as dimensões da “APSA” e as dimensões
da motivação escolar. A generalidade dos elementos encontrados permite falar em
qualidades psicométricas, apontando, no entanto, para a necessidade de posteriores estudos. Acknowledging the importance of the classroom environment in students’ school motivation, a study was understaken with a sample of 365 teenage students of both sexes, attending the 3rd cycle and secondary level of official, daytime school. The elaboration of the “Psychossociological Environment of the Classroom” (APSA) scale was based on items of scales used in previous studies (Freire & Veiga, 1996; Knight & Waxman, 1990; Fraser, 1982, 1986) and went through several phases in order to have a broader span and to evaluate students’ representations of classes in general. The results of the factorial analysis evealed the multidimensionality of the scale’s final version, with seven factors (understanding authority of the teacher, engagement in classes, sense of belonging in classes, satisfaction in classes, and tasks in classes), and an explanation of 60.5% of the total variance. The internal consistency revealed suitable coefficients in different subgroups of the sample. As for the external validity, several positive, significant correlations were found between the APSA dimensions and those of school motivation. Most of the elements found point to psychometric qualities, but also to the need for further studies. |
Descrição: | Acknowledging the importance of the classroom environment in students’ school
motivation, a study was understaken with a sample of 365 teenage students of both sexes,
attending the 3rd cycle and secondary level of official, daytime school. The elaboration of
the “Psychossociological Environment of the Classroom” (APSA) scale was based on items
of scales used in previous studies (Freire & Veiga, 1996; Knight & Waxman, 1990; Fraser,
1982, 1986) and went through several phases in order to have a broader span and to
evaluate students’ representations of classes in general. The results of the factorial analysis
evealed the multidimensionality of the scale’s final version, with seven factors
(understanding authority of the teacher, engagement in classes, sense of belonging in
classes, satisfaction in classes, and tasks in classes), and an explanation of 60.5% of the
total variance. The internal consistency revealed suitable coefficients in different subgroups
of the sample. As for the external validity, several positive, significant correlations
were found between the APSA dimensions and those of school motivation. Most of the
elements found point to psychometric qualities, but also to the need for further studies. Elementos de um estudo apresentado em poster na X Conferência Internacional de Avaliação Psicológica: Formas e Contextos, realizada nos dias 15, 16 e 17 de Setembro de 2004, na Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia Também disponível em: Veiga, F. H., & Antunes, J. (2004). Escala de avaliação do “Ambiente Psicossociológico da sala de aula – APSA”. In CIEFCUL (Ed.), Itinerários: Investigar em educação (pp. 671-678). Lisboa: Centro de Investigação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/61672 |
Aparece nas colecções: | FC-DE-CIE-GIEDF - Outros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Escala_Ambiente_Psicossociológico.pdf | 54,05 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.