Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/61102
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage1801pt_PT
degois.publication.lastPage1814pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleAssociação dos Arqueólogos Portugueses, CEAACP, CEIS20 e IA-FLUCpt_PT
dc.contributor.authorAlves, Lara Bacelar-
dc.contributor.authorMartins, Andrea-
dc.contributor.authorReis, Mário-
dc.date.accessioned2023-12-04T12:28:15Z-
dc.date.available2023-12-04T12:28:15Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationAlves, L. B., Martins, A., & Reis, M. (2023). Alguma Cor num Fundo de Gravura: Principais Conjuntos da Pintura Pré-Histórica do Vale do Côa. In José Morais Arnaud, César Neves, & Andrea Martins (Eds.), Arqueologia em Portugal. 2023 - Estado da Questão (pp. 1801-1814). Lisboa: Associação dos Arqueólogos Portugueses, CEAACP, CEIS20 e IA-FLUC.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-9451-98-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/61102-
dc.description.abstractNo Vale do Côa, a utilização da pintura em arte rupestre surge quantitativamente de forma muito reduzida e unicamente em tempos pré-históricos, face à predominância da gravura no decurso dos longos milénios em que signos e imagens foram sendo ali criados. Esta limitação quantitativa não se reflecte na sua relevância científica, como o presente texto procura demonstrar. No contexto de uma síntese sobre os principais conjuntos de pintura pré-histórica nesta região, que se podem dividir em três grupos principais, cronológica e culturalmente subsequentes, será trazida à estampa notícia preliminar de uma das mais surpreendentes revelações que o Vale do Côa guardou para o século XXI: a presença de composições pictóricas que denotam uma clara afinidade estilística com algumas manifestações de Arte Levantina.pt_PT
dc.description.abstractIn the Côa Valley, rock paintings appear in small numbers and exclusively in Prehistory, contrasting with the sheer predominance of engravings created across the valley throughout the long millennia its rock art endures. This quantitative limitation does not reflect its scientific relevance, as this paper attempts to demonstrate. In this overview of the main assemblages of prehistoric paintings in the study area, divided into three chronologically and culturally subsequent groups, we shall address one of the most surprising revelations that the Côa Valley kept for the 21st century: the presence of painted compositions that denote clear stylistic similarities with expressions of Levantine Art.pt_PT
dc.description.sponsorshipEste trabalho é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), I.P.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAssociação dos Arqueólogos Portugueses, CEAACP, CEIS20 e IA-FLUCpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00460%2F2020/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectPintura rupestrept_PT
dc.subjectVale do Côapt_PT
dc.subjectPaleolítico Superiorpt_PT
dc.subjectArte Subnaturalistapt_PT
dc.subjectArte Esquemáticapt_PT
dc.subjectRock art paintingspt_PT
dc.subjectCôa Valleypt_PT
dc.subjectUpper Palaeolithicpt_PT
dc.subjectSubnaturalistic Artpt_PT
dc.subjectSchematic Artpt_PT
dc.titleAlguma cor num fundo de gravura: principais conjuntos da pintura pré-histórica do Vale do Côapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
Aparece nas colecções:UNIARQ - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Artigo7_4_IVCongAAP_lara bacelar.pdf13,25 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.