Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/58371
Título: Espaços e atores intermediários na regulação da educação : A ação dos peritos no âmbito das comissões e grupos de trabalho de iniciativa ministerial (2005-2015)
Autor: Menitra, Carla Alexandra Benedito
Orientador: Barroso, João
Carvalho, Luís Miguel
Palavras-chave: Peritos
perícia
ação pública
multirregulação
intermediários
comissões
grupos de trabalho
Experts
expertise
public action
multi-regulation
intermediaries
commissions
working groups
Data de Defesa: Jun-2022
Resumo: A presente tese teve como ponto de partida o fenómeno da crescente relevância que vem sendo atribuída aos peritos e ao conhecimento nos processos de decisão política, associando-os a transformações na natureza do Estado e ao aumento dos espaços e atores que agem como intermediários na regulação das políticas e ação públicas. Tomando como referência as abordagens filiadas à sociologia da ação pública e à análise cognitiva das políticas públicas, o estudo concebe as politicas como ação púbica, os peritos como intermediários e a regulação como multirregulação, i.e., um processo compósito e interativo que resulta do cruzamento entre múltiplas regulações, que decorrem a vários níveis e conectam diferentes categorias de atores. A pesquisa centrou-se na análise da ação dos peritos no contexto das comissões e grupos de trabalho que foram nomeadas pelas autoridades públicas para apoiar a sua intervenção no setor da educação e formação em Portugal (entre 2005 e 2015), no sentido de captar a sua ação intermediária na regulação. Assente em três dimensões de análise a pesquisa focou-se em: identificar e caraterizar as comissões e grupos de trabalho relativamente aos temas que trataram, mandatos e composição; identificar e caraterizar os peritos que participaram, em relação à sua filiação profissional, áreas do conhecimento e trajetória socioprofissional; compreender o modo como os peritos-académicos, que assumiram funções de coordenação, descrevem as suas práticas no âmbito das comissões e grupos de trabalho em que participaram e interpretam o papel do perito e a sua ação nos processos de decisão política. O estudo confirma o poder multirregulador das comissões e grupos de trabalho (pelos temas que tratam, tipo de missões confiadas, categorias de peritos e saberes convocados e redes de interação que promovem). Demonstra também a agência intermediária dos peritos académicos, legitimando e consubstanciando decisões preconizadas pelo poder político, coproduzindo orientações que visam moldar a ação pública, consolidando redes entre múltiplos interlocutores ao redor de iniciativas políticas, facilitando a sua implementação e controlo. A maneira como os peritos académicos inquiridos descrevem as suas práticas no contexto das comissões e grupos de trabalho e as suas representações acerca do papel do perito, enfatizam a sua ação na mediação e o modo como a regulação opera subtilmente, uma vez que tendem a ver a sua ação como natural e positiva, numa perspetiva de melhoria dos processos políticos, da partilha de saberes e aprendizagem mútua.
The present thesis took as its starting point the phenomenon of growing significance that have been attributed to experts and knowledge in political decision-making processes, associating them with transformations in the nature of the State and the increase of spaces and actors who act as intermediaries in the regulation of policies and public actions. Following the sociology of public action and cognitive approaches in the analysis of public policies, the study conceives policies as public action, experts as intermediaries and regulation as multi-regulation, i.e., a composite and interactive process that results from crossing between multiple regulations, which take place at various levels and connect different categories of actors. The research focused on analyzing the action of experts in the context of commissions and working groups that were appointed by public authorities to support their intervention in the education and training sector in Portugal (between 2005 and 2015), in order to capture its intermediary action in regulation. The research was guided by three axes of analysis in order to identify and characterize the commissions and working groups in relation to the subjects they dealt with, mandates and composition; the experts who participated in relation to their professional affiliation, areas of knowledge and socio-professional trajectory; understand the way in which academic experts, who took on coordinating roles, describe their practices within the commissions and working groups in which they participated, and interpret the expert's role and action in political decision-making processes. The study confirms the multi-regulatory power of commissions and working groups (due to the themes they deal with, the type of missions entrusted to them, the categories of experts and knowledge convened and the interactions they promote). It also demonstrates the intermediary agency of academic experts, legitimizing and substantiating decisions advocated by political power, co-producing guidelines that aim to shape public action, consolidating networks around political initiatives, facilitating their implementation and control. The way in which the surveyed academic experts describe their practices in the context of committees and working groups and their representations about the role of the expert emphasize the way in which regulation operates subtly, as they tend to see their action as natural and positive, in a perspective of improving political processes, sharing knowledge and mutual learning.
URI: http://hdl.handle.net/10451/58371
Designação: Tese de doutoramento, Educação (Administração e Política Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
Aparece nas colecções:IE - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
scnd740759_td_Carla_Menitra.pdf3,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.