Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/58359
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSimões, José Manuel Henriques-
dc.contributor.advisorGustavo, Nuno Silva-
dc.contributor.authorBelo, Miguel-
dc.date.accessioned2023-06-28T10:00:21Z-
dc.date.available2023-06-28T10:00:21Z-
dc.date.issued2022-11-
dc.date.submitted2022-07-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/58359-
dc.description.abstractObjetivo: Este projeto pretende contribuir para o potencial das Dark Immersive Theatre Experiences (DITE) como produto de dark tourism em Portugal. Para tal, propõe-se a clarificar os componentes motivacionais que levam os participantes a aderir a estas experiências e a segmentar os participantesrespetivamente. A partir das suas motivações de base, visa-se a identificação dos fatores que predizem a satisfação dos participantes. Complementarmente, pretende-se recolher informações sobre os entraves existentes à satisfação durante a experiência e sobre os aspetos a reforçar. Métodos: Esta investigação emprega uma metodologia mista. No estudo quantitativo, foram utilizados questionários pré-/pós-experiência. Para clarificar os componentes motivacionais, foi utilizada uma Análise de Componentes Principais. Os segmentos motivacionais foram identificados através de um K-means clustering. Os modelos preditores da satisfação foram compostos através de modelos de regressão linear múltipla tepwise. No estudo qualitativo foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Resultados: Foram identificados cinco componentes motivacionais: “intensidade dark”, “superação”, “imersão”, “teatro” e “descompressão”, explicando 67.6% da variância das motivações. Estas motivações segmentaram os participantes em dois grupos: high sensation seekers e low sensation seekers. O modelo preditor final permitiu explicar66.0% da variância da satisfação, encontrando seis variáveis de desempenho estatisticamente significativas: “novidade”, “história”, “testar limites”, “diversão”, “coparticipação” e “hiper-realismo”. Implicações: Este trabalho contribuiu para a otimização e atratividade das DITE ao formular medidas que visem a sua reestruturação como experiências previsivelmente satisfatórias para os seus participantes, contribuindo para um cenário de inovação e diversificação das ofertas de Portugal como destino turístico.pt_PT
dc.description.abstractAim: This project aims to contribute to the potential of Dark Immersive Theatre Experiences (DITE) as a dark tourism product in Portugal. To this end, it seeks to clarify the motivational components that lead participants to engage in such experiences and to segment participants accordingly. Based on the existing motivations, it is sought to identify the aspects that allow to predict participants’ satisfaction. Furthermore, it is intended to collect data about barriers for satisfaction during the experience and about DITE’s main strengths. Methods: This research employs mixed methods. In the quantitative study, pre-/post-experience questionnaires were used. To clarify the motivational components, a Principal Component Analysis was conducted. A K-means clustering method was used to identify segments. Multiple linear regression models were composed to predictsatisfaction. In the qualitative study, semi structure interviews were conducted. Results: Five motivational components were found: “dark intensity”, “survival”, “immersion”, “theatre” and “decompression”. These motivationssegmented participants into two groups: high sensation seekers and low sensation seekers. The final predictive models allowed to explain 66.0% of satisfaction’s variance, founding six variables of performance with statistical significance: “novelty”, “plot”, “test limits”, decompression”, “coparticipation” and “hyperrealism”. Repercussions: This work contributed for optimizing DITE and enhancing its attractiveness by presenting specific measures for its restructure in such a way that these experiences become expectedly satisfying for its participants, contributing to a scenario of innovation and diversification of Portugal’s touristic offer.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT//2020.08323.BD/PTpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectInovaçãopt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectDark immersive theatre experiencespt_PT
dc.subjectDark tourismpt_PT
dc.subjectExpectation-Confirmation Theorypt_PT
dc.subjectInnovationpt_PT
dc.titleO potencial turístico das experiências de teatro imersivo de terror em Portugalpt_PT
dc.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameTese de doutoramento, Turismo, Universidade de Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 2022pt_PT
dc.identifier.tid101616627pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Geografia Económica e Socialpt_PT
Aparece nas colecções:IGOT - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
scnd740765_td_Miguel_Nunes.pdf3,18 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.