Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/58278
Título: A voz como impulsionador da criação cénica. A pré-voz como alicerce de um teatro vocal
Autor: Carneiro, Sara Joana da Rosa Belo Patronilo de Araújo e Pedreira
Orientador: Serrão, Adriana Veríssimo
Sacramento, Ana
Data de Defesa: 11-Mar-2020
Resumo: Partindo do ponto de vista do artista/investigador, fundamentado na recente teorização da pesquisa para/em/através da arte, este estudo é composto por dois objectos: o escrito – a tese – e o artístico – o espectáculo MAGMA (solo vocal), que procuraram responder à questão: o que resta da voz em cena quando não alicerçada na linguagem verbal ou musical? Do ponto de vista teórico, este trabalho procura, no pensamento de Merleau-Ponty, Deleuze, Simondon, Artaud, Cavarero e Dolar, o enquadramento filosófico para o conceito de pré-voz, termo proposto no âmbito desta investigação. Ancorado em áreas distintas como a filosofia, a ciência, a psicologia, a sociologia, a espiritualidade e a teoria de arte, na resposta à questão inicial e no sentido de encontrar a génese ontológica da voz, naquilo que a antecede, a pré-voz, o desenvolvimento deste conceito foi estabelecido na exploração de quatro pilares: a linguagem verbal, a emoção, a antropologia vocal e a espiritualidade. A pintura de Francis Bacon foi tomada como inspiração para a improvisação vocal na procura da concretização cénica da voz retirada do logos e do sistema tonal polifónico, bem como foram analisadas as obras dos pesquisadores vocais Cathy Berberian, Alfred Wolfsohn, Roy Hart, Enrique Pardo, Linda Wise, Meredith Monk, Fátima Miranda, encontrando nas suas vocalidades inúmeras propostas da voz como motor da criação cénica. Da mesma forma, o espectáculo MAGMA formulou pistas para a resposta à problemática inicial, tendo sido analisado à luz de um pensamento pós-dramático e contemporâneo. Finalmente, foram analisadas as diferenças entre os termos Extended Voice Technique, Nuova Vocalitá, Crossover, Teatro- Música, Teatro Musical, Composed Theatre e Postopera e proposta a designação de Teatro Vocal, cujas características – centralidade na voz, pesquisa vocal, interdependência com a teatralidade e diálogo com outras áreas artísticas – correspondem a uma tipologia de espectáculo sustentada na relação entre uma voz encarnada num corpo/ser em resultado daquilo a que se designou ser a pré-voz. Estes achados foram ainda enquadrados numa dimensão pedagógica, onde o tipo de abordagem observada no Teatro Vocal pode ter benefícios técnicos e artísticos.
From the point of view of the artist/researcher, based on the recent theorization of research for/into/through art, this study is composed of two objects: the writing – the thesis – and the artistic – the show MAGMA (vocal solo) looking to answer the question: What is left of the voice on the scene when it’s not grounded in verbal or musical language? From the theoretical point of view, this work seeks the philosophical framework for the concept of pre-voice, term proposed in the scope of this investigation based on the thought of Merleau-Ponty, Deleuze, Simondon, Artaud, Cavarero and Dolar. Anchored in distinct areas such as philosophy, science, psychology, sociology, spirituality and art theory, in the answer to the initial question and in finding the ontological genesis of the voice, in the foregoing, the pre-voice, the development of this concept was established in the exploration of four pillars: verbal language, emotion, vocal anthropology and spirituality. Francis Bacon's painting was taken as an inspiration for vocal improvisation in search of the scenic realization of the voice taken from logos and the polyphonic tonal system, as well as the works of vocal researchers Cathy Berberian, Alfred Wolfsohn, Roy Hart, Enrique Pardo, Linda Wise, Meredith Monk, Fatima Miranda, finding in their vocals countless proposals of voice as the engine of scenic creation. Similarly, the show MAGMA formulated clues to the response to the initial problem and it was analysed in the light of post-dramatic and contemporary thinking. Finally, we analysed the differences between the terms Extended Voice Technique, Nuova Vocalità, Crossover, Theater-Music, Musical Theater, Composed Theater and Postopera and proposed the designation of Vocal Theater, whose characteristics − voice centrality, vocal research, interdependence with theatricality and dialogue with other artistic areas − correspond to a typology of spectacle sustained in the relationship between a voice embodied in a body/being as a result of what it has been called the pre-voice. These findings were also framed in a pedagogical dimension, where the type of approach observed in the Vocal Theater can have technical and artistic benefits.
URI: http://hdl.handle.net/10451/58278
Designação: Doutoramento em Artes
Aparece nas colecções:FL - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulflsjrbpapcarneiro_td.pdf2,55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.