Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/54616
Título: | Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados |
Autor: | Santos, Sofia |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Avaliação Formação de professores Validação Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória |
Data: | 2022 |
Editora: | Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
Citação: | Santos, S. (Coord.). (2022). Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. |
Relatório da Série N.º: | Forças de Mudança em Educação; |
Resumo: | A meta na agenda nacional de uma educação inclusiva de qualidade exige mudança e inovação para o sucesso educativo e exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida. Na escola, o papel do professor e das metodologias que adota assumem um papel fundamental, destacando-se as práticas avaliativas com impacto significativo nos processos de ensino-aprendizagem. A avaliação, parte integrante do percurso educativo, procura a melhoria da intervenção pedagógica, certificando os conhecimentos adquiridos e as aprendizagens realizadas, através de um conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos adequados em função do trabalho curricular a desenvolver com os alunos. A recolha de dados válidos e fiáveis é a base para a certificação da eficácia das práticas, pelo que o rigor metodológico é fundamental para a tomada de decisões sustentadas na evidência. O que avaliar? Como avaliar? Estas são algumas das questões a refletir para melhorar as práticas no âmbito da avaliação validada. Neste ebook são, assim, apresentados vários instrumentos, com qualidades métricas estabelecidas, que avaliam conteúdos tipicamente académicos, mas também novas temáticas que apesar de essenciais e presentes não têm recebido a devida atenção (resiliência, participação, autodeterminação) e que se alinham com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, uma vez que se propõe a avaliação de habilidades e capacidades dos alunos na sua diversidade, promovendo-se a participação e inclusão de grupos tradicionalmente desvalorizados. Pretende-se clarificar como se pode ir para além do que é tradicional, mais focado em predizer a vida dos estudantes, para nos centrarmos em como podemos fazer a diferença nas suas vidas. |
Descrição: | Este livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020 |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/54616 |
ISBN: | 978-989-8753-70-0 |
Versão do Editor: | http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/forcas-mudanca-educacao/diversidade-e-educacao-inclusiva-instrumentos-validados |
Aparece nas colecções: | IE - GICFP - Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FME_SSantos_DiversidadeEEduInclusiva_EBOOK.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
FME_SSantos_DiversidadeEEduInclusiva_EPUB.epub | Adobe Digital Editions | 1,62 MB | Adobe Digital Editions | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.