Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/54616
Título: Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados
Autor: Santos, Sofia
Palavras-chave: Educação inclusiva
Avaliação
Formação de professores
Validação
Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória
Data: 2022
Editora: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
Citação: Santos, S. (Coord.). (2022). Diversidade e educação inclusiva : Instrumentos validados. Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.
Relatório da Série N.º: Forças de Mudança em Educação;
Resumo: A meta na agenda nacional de uma educação inclusiva de qualidade exige mudança e inovação para o sucesso educativo e exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida. Na escola, o papel do professor e das metodologias que adota assumem um papel fundamental, destacando-se as práticas avaliativas com impacto significativo nos processos de ensino-aprendizagem. A avaliação, parte integrante do percurso educativo, procura a melhoria da intervenção pedagógica, certificando os conhecimentos adquiridos e as aprendizagens realizadas, através de um conjunto de procedimentos, técnicas e instrumentos adequados em função do trabalho curricular a desenvolver com os alunos. A recolha de dados válidos e fiáveis é a base para a certificação da eficácia das práticas, pelo que o rigor metodológico é fundamental para a tomada de decisões sustentadas na evidência. O que avaliar? Como avaliar? Estas são algumas das questões a refletir para melhorar as práticas no âmbito da avaliação validada. Neste ebook são, assim, apresentados vários instrumentos, com qualidades métricas estabelecidas, que avaliam conteúdos tipicamente académicos, mas também novas temáticas que apesar de essenciais e presentes não têm recebido a devida atenção (resiliência, participação, autodeterminação) e que se alinham com o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória, uma vez que se propõe a avaliação de habilidades e capacidades dos alunos na sua diversidade, promovendo-se a participação e inclusão de grupos tradicionalmente desvalorizados. Pretende-se clarificar como se pode ir para além do que é tradicional, mais focado em predizer a vida dos estudantes, para nos centrarmos em como podemos fazer a diferença nas suas vidas.
Descrição: Este livro é financiado por fundos nacionais através da FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, no âmbito da UIDEF — Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Referência UIDB/04107/2020
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/54616
ISBN: 978-989-8753-70-0
Versão do Editor: http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/ebooks/forcas-mudanca-educacao/diversidade-e-educacao-inclusiva-instrumentos-validados
Aparece nas colecções:IE - GICFP - Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
FME_SSantos_DiversidadeEEduInclusiva_EBOOK.pdf2,68 MBAdobe PDFVer/Abrir
FME_SSantos_DiversidadeEEduInclusiva_EPUB.epubAdobe Digital Editions1,62 MBAdobe Digital EditionsVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.