Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/53710
Título: Poesia : uma arte que alarga os horizontes - A importância do estudo da poesia no ensino secundário
Autor: Pinheiro, João Miguel Ferreira
Orientador: Neves, Margarida Braga, 1959-
Ladino, Feliciana
Palavras-chave: Literatura portuguesa - séc.20
Pensamento crítico
Ensino secundário - Portugal
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2021
Data de Defesa: 2021
Resumo: O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e de Latim no Ensino Secundário, debruçar-se-á sobre o domínio da Educação Literária, mais concretamente, sobre a poesia de três grandes vultos da literatura portuguesa: Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill e Manuel Alegre. Fernando Pessoa nasceu no ano de 1888, na cidade de Lisboa. A sua personalidade de natureza dramática e as circunstâncias em que viveu ajudam a compreender a criação de heterónimos. De entre estes destacam-se os grandes heterónimos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Cada um deles tinha uma personalidade poética bastante diferente entre si. Alberto Caeiro, a título de exemplo, era considerado o Mestre de todos os heterónimos e do próprio ortónimo, Fernando Pessoa ele mesmo. Pessoa, ao invés de Alberto Caeiro, não conseguia desprender-se do pensamento racional. A obra Mensagem, publicada em 1934, foi, indiscutivelmente, uma das principais criações de Fernando Pessoa ortónimo. Esta obra, constituída por quarenta e quatro poemas, apresenta um caráter mítico, encontrando-se dividida em três partes – «Brasão», «Mar Português», «O Encoberto». Fernando Pessoa afirma que esta divisão corresponde às etapas da evolução do Império Português. Por sua vez, o império é comparado a um organismo vivo, ou seja, tem nascimento, realização e morte. Nascido no ano de 1924, na cidade de Lisboa, Alexandre O’Neill é considerado um dos grandes poetas portugueses do século XX. A sua poesia apresenta marcas do Surrealismo, visíveis, por exemplo, na obra Tempo de Fantasmas, datada de 1951. O poeta foi, inclusivamente, um dos fundadores do Grupo Surrealista de Lisboa. A poesia de O’Neill carateriza-se, ainda, por apresentar elementos visuais. O poema «Um adeus português», que aborda a temática do amor, é um dos mais representativos da sua obra. Natural de Águeda, onde nasceu em 1936, Manuel Alegre é, inegavelmente, uma importante figura da cultura portuguesa. O poema «Trova do vento que passa», cantado por Adriano Correia de Oliveira, é dos seus poemas mais emblemáticos, devido ao facto de abordar um dos períodos mais complexos da nossa história: a ditadura do Estado Novo. Manuel Alegre sempre foi um bom exemplo da luta contra o regime salazarista, bem como da defesa dos valores da democracia. A sua obra apresenta, ainda, poemas de uma natureza diferente. O poema «Lisboa ainda», a título de exemplo, remete para a situação pandémica vivida em 2020 e 2021, causada pela covid-19. Ao longo da prática docente supervisionada procurei incutir, nos alunos, o interesse por estudar e apreciar poesia. No final do Ensino Secundário (12.º ano de escolaridade), os estudantes já têm maturidade suficiente para compreender a complexidade da poesia. Com efeito, este relatório irá abordar a importância do estudo da poesia no Ensino Secundário. Indubitavelmente, é possível afirmar-se que a poesia é uma arte, que fomenta o espírito crítico e oferece ao seu leitor uma visão mais ampla do mundo.
This Master’s Degree report of Teaching Portuguese in the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education and Latin in Secondary Education focuses on the field of Literary Education, regarding the poetry of three great Portuguese literature figures: Fernando Pessoa, Alexandre O’Neill and Manuel Alegre. Fernando Pessoa was born in 1888, in the city of Lisbon. His personality of dramatic nature and the circumstances in which he lived allow us to understand the creation of heteronyms. The most relevant are Alberto Caeiro, Álvaro de Campos and Ricardo Reis. Each of them had a poetic personality quite different from each other. For example, Alberto Caeiro was considered the Master of all the heteronyms and even of Fernando Pessoa’s orthonym. Instead of Alberto Caeiro, Pessoa couldn’t release himself from rational thinking. The Mensagem work, published in 1934, was unquestionably one of the main creations of Fernando Pessoa’s orthonym. This work composed of forty-four poems of mythical nature is divided into three parts - «Brasão», «Mar Português» and «O Encoberto». According to Fernando Pessoa, this division corresponds to the evolution stages of the Portuguese Empire. In turn, the empire is compared to a living being, which means it has birth, realization and death. Born in 1934, in the city of Lisbon, Alexandre O’Neill is considered one of the greatest Portuguese poets of the 20th century. His poetry presents marks of Surrealism, observed for example in Tempo de Fantasmas’ work, dated 1951. The poet was also one of the founders of the Lisbon Surrealist Group and his poetry is still characterized for presenting visual elements. The poem «Um adeus português», which theme is love, is one of the most representative of his work. Manuel Alegre born in Águeda in 1936 is also an undeniably important figure of Portuguese culture. The poem «Trova do vento que passa», sung by Adriano Correia de Oliveira, is one of his most emblematic poems, since it characterizes a complex period of our history: the dictatorship of Estado Novo. Manuel Alegre has always been a good example of the fight against the Salazar regime, as well as the defender of the values of democracy. His work also presents poems of a different nature. For instance, the poem «Lisboa ainda» refers to the pandemic situation lived in 2020 and 2021, caused by COVID-19. Throughout the supervised teaching practice, I have tried to instill in the students the interest in studying and appreciating poetry. At the end of Secondary Education (12th year of schooling), the students have already enough maturity to understand the complexity of poetry. Subsequently, this report focuses on the importance of studying poetry in Secondary Education. Indubitably, it is possible to affirm that poetry is an art that fosters critical thinking and offers the reader a broader view of the world.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário e de Latim no Ensino Secundário, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2021
URI: http://hdl.handle.net/10451/53710
Designação: Mestrado em Ensino
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