Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/53524
Título: Os marfins luso-africanos do reino do Benim (séculos XVI-XVII): estudo histórico-artístico e material
Autor: Amaral, Leonor Matoso e Vasconcelos Miranda Mendes de Liz
Orientador: Afonso, Luís Urbano de Oliveira
Candeias, António Estêvão Grande
Palavras-chave: Marfins - Benim (Reino) - séc.16-17
Esculturas em marfim - Benim (Reino) - séc.16-17
Benim (Reino) - História
Nigéria - História
Teses de doutoramento - 2022
Data de Defesa: 6-Jan-2022
Resumo: Os marfins luso-africanos do reino do Benim, também designados “afro-portugueses”, são obras esculpidas em dentes de elefante pelos povos Edo durante os séculos XVI e XVII, constituindo um corpus de oitenta e uma peças, designadamente dezassete saleiros, três olifantes e sessenta e uma colheres. A presente tese de doutoramento incide no estudo destes marfins de exportação produzidos durante a proto-globalização, adotando para estas obras híbridas uma nova designação, de marfins edo-portugueses, remetendo para o contexto no qual foram produzidas e para as origens deste antigo reino da África Ocidental. Depois da chegada dos portugueses a esta região da atual Nigéria, em 1486, as interações que se deram entre estas duas culturas resultaram na produção destas obras sincréticas, criações artísticas novas e testemunhos históricos de grande relevo. Analisados segundo uma abordagem e metodologia multidisciplinar, incide-se no estudo histórico-artístico, auxiliado por outros métodos de análise, segundo uma perspetiva alargada que visa valorizar estes interessantes marfins da história global e exemplares de uma “história da arte conectada”, e conhecer melhor as diversas facetas do seu processo criativo e do fenómeno intercultural decorrente destes encontros intercontinentais iniciais.
The Luso-African ivories from the kingdom of Benin, also known as “Afro-Portuguese”, are works carved in elephant's teeth by the Edo peoples during the 16th and the 17th centuries, constituting a corpus of eighty-one pieces, namely seventeen salt cellars, three olifants and sixty-one spoons. This doctoral thesis focuses on the study of these export ivories produced during proto-globalization, adopting a new designation for these hybrid works, of Edo-Portuguese ivories, referring to the context in which they were produced and to the origins of this Western Africa kingdom. After the arrival of the Portuguese to this region of present-day Nigeria, in 1486, the interactions that took place between these two cultures resulted in the production of these syncretic works, new artistic creations and important historical testimonies. Analysed according to a multidisciplinary approach and methodology, the focus is on artistic-historical study, aided by other methods of analysis, from a broad perspective that aims to value these interesting ivories of global history and an example of a “connected art history”, and to know better the various facets of its creative process and the intercultural phenomenon arising from these initial intercontinental encounters.
URI: http://hdl.handle.net/10451/53524
Designação: Doutoramento em História da Arte, na especialidade de História da Arte
Aparece nas colecções:FL - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfllmvmmlizamaral_td_v1pdf3,49 MBAdobe PDFVer/Abrir
ulfllmvmmlizamaral_td_v2df20,81 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.