Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/52150
Título: | A monstruosidade ao serviço da arte românica portuguesa: das fontes à expressão artística |
Autor: | Caeiro, Ana |
Orientador: | Barbosa, Pedro Gomes |
Palavras-chave: | Arte românica - Portugal Simbolismo - Na arte - séc.12 Signos e símbolos - Na arte - séc.12 Monstros - Na arte Arte medieval - Temas, motivos Teses de mestrado - 2022 |
Data de Defesa: | 31-Jan-2022 |
Resumo: | A arte românica portuguesa acolhe um conjunto considerável representações monstruosas, onde se incluem não só as bestas apocalípticas e as entidades demoníacas, como alguns dos seres fantásticos que fascinaram os antepassados pagãos, nomeadamente sereias, harpias, centauros e grifos. Estes seres foram absorvidos pelo imaginário medieval, deixando para trás as suas identidades primitivas e reaparecendo como símbolos moralizantes que formam uma concepção alegórica do universo. Para uma leitura completa destas figuras, é necessário ir para além da contextualização dos respectivos âmbitos de produção, pois os seus significados remontam à génese da monstruosidade cristã e à interpretação criacionista do passado profano. Por sua vez, a imagética apocalíptica foi impulsionada pela circulação dos beatos moçárabes. Datado de 1189, o Apocalipse do Lorvão é um beato tardio que retoma a linguagem do moçarabismo, oferecendo uma privilegiada narrativa visual do Juízo Final. A iluminura portuguesa conserva ainda diversas letras zoomórficas, algumas das quais contendo monstros e seres míticos. A investigação que se segue procura decifrar a monstruosidade da arte românica portuguesa, estabelecendo não só a relação entre a figura do monstro com o espaço onde se afigura, mas também com as fontes de onde provêm os seus significados. Portuguese Romanesque Art contains a vast range of monstruous representations, which includes not only the apocalyptic and demonic beasts, but also some of the fantastic beings that fascinated the pagan ancestors, namely sirens, harpies, centaurs, and griffins. These beings were absorbed by medieval imaginary, leaving their original identities behind, and reappearing as moralizing symbols that integrate an allegorical conception of the universe. To fully understand these figures, the focus must go beyond their execution aspects. The meanings behind these monsters trace back to the origins of Christian monstrosity, along with creationist worldview that was assigned to profane history. On the other hand, the apocalyptic imagery was mainly brought from the Beati produced during the Mozarabic period. Dated from 1189, Lorvão Apocalypse is therefore a late beatus, in which the Mozarabic legacy is revisited, and it offers a privileged visual narrative of the Final Judgment. Portuguese manuscripts also include various zoomorphic letters, some of which containing monsters and mythical beings. The investigation that follows aims to decipher the presence of monsters in Portuguese Romanesque Art, by establishing not only the relation between them and the space that surrounds them, but also with the sources that originated their meanings. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/52150 |
Designação: | Mestrado em História da Arte e Património |
Aparece nas colecções: | FL - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulflacaeiro_tm.pdf | 13,31 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.