Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/51721
Título: Avaliação da sinistralidade rodoviária no município da Amadora: influência do encadeamento solar e declive da rede viária
Autor: Igreja, Carlos Guilherme Cabral
Orientador: Garcia, Ricardo A.C.
Palavras-chave: Acidentes rodoviários
encandeamento solar
inclinação das vias
zonas de acumulação de acidentes rodoviários
Amadora
Data de Defesa: 18-Fev-2022
Resumo: O presente relatório de estágio, realizado nos Serviços Municipais de Proteção Civil da Amadora (SMPC-Amadora) pretende, através de um estudo de cariz observacional, avaliar a importância e características dos acidentes rodoviários no município da Amadora, entre 2011 e 2019, bem como aferir as relações potenciais de encandeamento solar ou de inclinação das estradas com a ocorrência dos mesmos. Numa análise geral, verificou-se que ocorreram 4255 acidentes rodoviários, existindo uma média de 354 acidentes/mês, sendo eles na sua maioria colisões, com um total de 2363 ocorrências (56%). Estes são em geral sem vítimas (97%), sendo que ao ocorrerem são os atropelamentos (47%) o tipo de acidente mais relevante. No entanto, embora com gravidade reduzida, o número de acidentes com vítimas está a aumentar. Em termos de periodicidade, 2019 foi o ano em que ocorreram mais acidentes rodoviários no município (618), tendência de aumento que se registou desde 2015. Mensalmente destaca-se o período de outono/inverno com ocorrências acima da média sendo novembro (425) o mês mais significativo. Diariamente, são as horas de ponta os intervalos críticos, destacando-se o período da tarde (17:00-19:59h), que representa 24,3% do total de acidentes. No que concerne à localização dos acidentes, estes ocorreram em praticamente todas as vias do município da Amadora, mas destacam-se os itinerários complementares (IC16, IC17 e IC19) e estradas como a Rua Elias Garcia e a Avenida Comandante Luís António da Silva. Avaliando a influência do encandeamento solar nos acidentes rodoviários verificou-se que cerca de 112 km têm potencial para ocorrerem estas situações. Verificouse também que, apenas 145 (36%) acidentes revelaram poder ter influência devido ao encandeamento solar. Todavia, a variação anual da relação verificada entre horas de ponta e períodos críticos de encandeamento permite afirmar que este é um problema real. Quanto à influência da inclinação das vias nos acidentes rodoviários, pode-se verificar que o facto de o declive ser elevado não indica linearmente um maior número de acidentes rodoviários, havendo peso idêntico de acidentes ocorridos quer em estradas com 2-4% e >8%. Isto acontece, porque os troços muito inclinados são em geral poucos extensos não possuindo os 2-3 km de extensão considerados críticos, para haver uma relação positiva entre direta e proporcional. Assim, apesar de ausência de uma BD mais significativa, cuja atualização e uniformização é imprescindível, o presente relatório permitiu a identificação de locais críticos que poderão ser alvo de análises detalhadas e tomadas de medidas adaptadas (modelos dinâmicos, sinalização e alerta), contribuindo para um melhor sistema de proteção civil e assim diminuir a sinistralidade rodoviária.
The present internship report carried out at the Municipal Services of Civil Protection of Amadora intends, through an observational study, to evaluate the importance and characteristics of road accidents in the municipality of Amadora, between 2011 and 2019, as well as assess the potential relationships of solar glare or the inclination of the roads with their occurrence of the same. In a general analysis, 4255 road accidents occurred, with an average of 354 accidents/month, and they are mostly collisions, with 2363 occurrences (56%). These are generally without victims (97%), and when they occur, the ones that involve pedestrian (47%) are the most relevant type of accident. However, although with reduced severity, the number of accidents with victims is increasing. In terms of periodicity, 2019 was the year in which more road accidents occurred in the municipality (618), an upward trend that has been registered since 2015. On a monthly basis, the autumn/winter period stands out with above average occurrences, with November (425) being the most significant month. On a daily approach, rush hours are the critical intervals, especially the afternoon period (17:00-19:59h), which represents 24.3% of the total number of accidents. Regarding the location of accidents, they occurred in almost all roads in the municipality of Amadora, but we highlight the complementary routes (IC16, IC17 and IC19) and roads like Rua Elias Garcia and Avenida Comandante Luís António da Silva. Assessing the influence of solar glare in road accidents, it was found that about 112 km have the potential for these situations to occur. It was also found that only 145 (36%) accidents revealed that solar chaining could influence them. However, the annual variation of the relationship between rush hours and critical periods of dazzle allows us to state that this is a real problem. With regard to the influence of the slope of the roads on road accidents, we can verify that the fact that the slope is high does not linearly indicate a greater number of road accidents, with identical weight of accidents occurring either on roads with 2-4% and >8%. This is because steeply sloping sections are generally not very long and the 2-3 km of length considered critical for a positive relationship between direct and proportional are rare in the municipality. Thus, despite the absence of a more significant and solid DB, whose updating and standardisation is essential, the present report has allowed the identification of critical sites that may be subject to detailed analysis and adapted measures (dynamic models, signalling and warning), contributing to a better civil protection system and thus reducing road accidents.
URI: http://hdl.handle.net/10451/51721
Designação: Geografia Física e Ordenamento do Território
Aparece nas colecções:IGOT - Dissertações de Mestrado

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