Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/49262
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
degois.publication.issue | 22 | pt_PT |
dc.contributor.author | Queiroz, João | - |
dc.contributor.author | Meana, Juan Carlos | - |
dc.contributor.author | Tedesco, Elaine | - |
dc.contributor.author | García, Silvia Susana | - |
dc.contributor.author | Stratico, Fernando A. | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ronaldo Alexandre de | - |
dc.contributor.author | Lopes, Almerinda | - |
dc.contributor.author | Asselman, Amine | - |
dc.contributor.author | Ramos, José Artur | - |
dc.contributor.author | Gallego, María Dolores | - |
dc.contributor.author | Pereira, Teresa Matos | - |
dc.contributor.author | Villeroy Corona, Marilice | - |
dc.contributor.author | Cortés-García, Alba | - |
dc.contributor.author | Silva, Halisson | - |
dc.contributor.author | Radulescu De Barrio De Mendoza, Mihaela | - |
dc.contributor.author | PEREIRA, CLAUDIA MATOS | - |
dc.contributor.author | Rocha, Susana de Noronha Vasconcelos Teixeira da | - |
dc.contributor.author | Salvatori, Maristela | - |
dc.contributor.author | Stori, Norberto | - |
dc.contributor.author | Maranhão, Romero de Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-05T15:59:31Z | - |
dc.date.available | 2021-08-05T15:59:31Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.issn | 1647-6158 | - |
dc.identifier.issn | 1647-7316 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/49262 | - |
dc.description.abstract | Depois da crítica pós colonial e da denúncia do enviesamento dos estudos orientalistas, a arte tem-se posicionado na primeira linha da meta-epistemologia que atravessa o mundo global. Se é verdade que as estruturas ideológicas procuram a preservação do poder, é também certo que esse poder exige alguma mudança retórica para se perpetuar através da reprodução ideológica. Um dos esconderijos destes ardis é auto colonização, a que pessoas, grupos de pessoas, cidades, e países, se empenham com encarniçamento tenaz e inconsciente. O pós-colonialismo é urdido de dentro para fora, e manifesta-se no quotidiano tornado em momentos sucessivos de consumo. A auto descolonização é urgente e precisa de uma arte atenta, mais independente, inclusiva e mobilizante. Talvez seja esta uma viragem por fazer: a de constituir uma vanguarda anti ideológica que seja pervasiva e eficiente. Ou então uma expressão em que os autores consigam circular as suas obras, que, mesmo que o possam fazer, será uma ocasião de combate desigual: os números dos operadores são esmagadores, e exigem alguma ou grande reinvenção. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Arte | pt_PT |
dc.subject | Estudos Artísticos | pt_PT |
dc.subject | Periódicos | pt_PT |
dc.title | :Estúdio, vol.9, nº22 (Abr./Jun. 2018) | pt_PT |
dc.type | other | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
degois.publication.volume | 9 | pt_PT |
Aparece nas colecções: | FBA-CIEBA: Revista Estúdio |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CIEBA_estudio22_CAPA.jpg | 69,12 kB | JPEG | ![]() Ver/Abrir | |
CIEBA_E_v9_iss22.pdf | 5,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.