Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/48839
Título: :Estúdio, vol.4, nº8 (Jul./Dez. 2013)
Outros títulos: Artistas sobre outras obras
Paisagem
Autor: Ramos, José Artur
Queiroz, João
Gonçalves, Luís Jorge Rodrigues
Fernández-Fariña, Almudena
Barbosa, Álvaro
Delgado, Antonio
Cirilo, Aparecido José
Tejo, Carlos
Rocha, Cleomar
Paiva, Francisco
Alvelos, Heitor
Meana, Juan Carlos
Serra, P.
Escuder Viruete, Joaquín
Montoya Hortelano, Josep
Rekalde, Josu
Veneroso, Maria Do Carmo De Freitas
Villeroy Corona, Marilice
Salvatori, Maristela
Febrer Martín, Mònica
Marcondes, Neide
Sacramento, Nuno
Maneschy, Orlando
Palavras-chave: Estudos Artísticos
Arte
Periódicos
Paisagem
Data: 2013
Editora: Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa
Resumo: Neste número temático da revista Estúdio lançou-se o desafio aos criadores e artistas para debaterem e estudarem a obra de seus companheiros de profissão, outros artistas, dentro do tema da paisagem.Poderemos, a posteriori, agrupar os 39 artigos, aqui aprovados e apresentados, segundo quatro eixos temáticos: a. Testemunho da paisagem; b. Perda da paisagem; c. Paisagens urbanas; d. Sustentabilidade. No primeiro núcleo, testemunho da paisagem, consideramos os artigos que refletem sobre artistas cuja obra integra uma componente contemplativa, onde se sente a busca de um sentido profundo. No segundo núcleo, perda da paisagem, poderemos agrupar os artigos que se debruçam sobre formas de resgate de algo que se sente estar perdido. Reflete-se sobre os vestígios de um mundo antigo, sem quebras, sem separações entre o homem e a natureza, ou sobre a nostalgia da sua recuperação através de uma redenção introspetiva. No terceiro núcleo, paisagens urbanas, encontramos artigos que meditam sobre a textura ambiental urbana e sobre os meios de simulação inerentes aos recursos cenográficos presentes nos espaços públicos e partilhados por um elo social: os espaços codificados. No quarto núcleo acompanhamos a tendência mais ou menos ativista, onde o artista carrega o peso do perigo, a ameaça sobre os sistemas vivos, e receia o fim das paisagens. A sustentabilidade exige agilidade e alterações nos estilos de vida, exige uma economia reinventada. Agruparam-se assim os artigos seguindo uma teia de afinidades, sendo decerto uma organização segundo critérios de oportunidade temática: encontrar texturas globais no tecido do discurso sobre arte, nos textos dos artistas
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/48839
ISSN: 1647-6158
1647-7316
Aparece nas colecções:FBA-CIEBA: Revista Estúdio

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