Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/47036
Título: O desenvolvimento de projetos de modelação 3D na promoção do desenvolvimento do pensamento computacional
Autor: Pereira, Dália Lopes
Orientador: Dorotea, Nuno Miguel Taborda Cid, 1972-
Urbano, Paulo Jorge Cunha Vaz Dias, 1965-
Palavras-chave: Tecnologias da informação e da comunicação
Modelação 3D
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2020
Pensamento computacional
Data de Defesa: 2020
Resumo: Este relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Iniciação à Prática Profissional IV do Mestrado em Ensino de Informática do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e descreve o projeto de intervenção pedagógica implementado na Prática de Ensino Supervisionada, realizada no Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde, em Castanheira do Ribatejo, no ano letivo 2019/2020. O projeto de intervenção tem por base os objetivos descritos no programa do 7º ano de escolaridade da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação, no tema Modelação 3D. Os objetivos de aprendizagem estão de acordo com as Aprendizagens Essenciais e são: compreender e utilizar técnicas elementares de modelação 3D; analisar que tipos de problemas podem ser resolvidos usando a modelação e simulação; decompor um objeto nos seus elementos constituintes e desenhar objetos utilizando as técnicas de modelação, tendo em vista soluções adequadas a um problema ou projeto. Os alunos utilizaram a metodologia de trabalho de projeto na modelação das mascotes da escola, articulando a modelação 3D com o tema do agrupamento “Crescer com Valores”. Além de desenvolver competências na utilização de um software básico para fazer a construção de objetos tridimensionais, promove ainda o desenvolvimento do pensamento computacional na identificação de problemas, decomposição, abstração e reconhecimento de padrões, tendo sido este o objeto de investigação: verificar a influência do desenvolvimento do trabalho de projeto em modelação 3D na promoção do desenvolvimento do pensamento computacional. Os resultados do projeto e a avaliação da intervenção refletem que os alunos conseguiram alcançar com distinção os objetivos propostos. O sucesso da intervenção está relacionado com o interesse e motivação revelada pelos alunos durante o desenvolvimento do projeto e à sua adequação ao contexto e ao tema da modelação 3D. Verifiquei ainda que os alunos desenvolveram competências na resolução de problemas através da identificação, decomposição e abstração dos mesmos, desenvolvendo o seu pensamento computacional.
This report was created within the curricular unit of Professional Practice Initiation IV of the Master in Informatics Teaching at the University of Lisbon’s Institute of Education and describes the pedagogical intervention project implemented in Supervised Teaching Practice, carried out at D. António de Ataíde Cluster of Schools, in Castanheira do Ribatejo, in the academic year 2019/2020. The intervention project is based on the goals described in the 7th grade’s program of Information and Communication Technologies subject, in the 3D Modeling theme. The learning goals are in line with Essential Learning and are: to understand and use elementary 3D modeling techniques; analyze what types of problems can be solved using modeling and simulation; decompose an object into its constituent elements and draw objects using modeling techniques, aiming to adequate solutions to a problem or project. Students used the methodology of project work in the modeling of school mascots, combining 3D modeling with the Cluster’s theme “Growing with Values”. In addition to developing skills in the use of basic software to build three-dimensional objects, it also promotes the development of computational thinking in the identification of problems, decomposition, abstraction and pattern recognition, which is the object of the current investigation: to verify the influence of 3D modeling project work execution in the promotion of computational thinking development. The project results and the intervention evaluation reflect that the students were able to achieve the proposed goals with distinction. The success of the intervention is related to the interest and motivation shown by the students during the project development and its suitability to the context and theme of 3D modeling. It was also found that students developed skills in problem solving through their identification, decomposition and abstraction, developing their computational thinking.
Descrição: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2020
URI: http://hdl.handle.net/10451/47036
Designação: Mestrado em Ensino
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie055830_tm.pdf5,32 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.