Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Actividades de carácter investigativo em ambientes de geometria dinâmica : um estudo com alunos de 6º e 7º anos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie054112_tm.pdf4.62 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste estudo pretendeu-se analisar as potencialidades dos Ambientes de Geometria Dinâmica na aprendizagem da Geometria. O projecto de intervenção incidiu em duas turmas, uma de 6º e outra de 7° ano. Para o seu desenvolvimento foram construídas tarefas de carácter exploratório e investigativo. A importância da Geometria no currículo da Matemática foi discutida numa perspectiva teórica e enquadrada pelos grandes marcos da evolução curricular em Portugal. Discute-se ainda, as características e potencialidades dos Ambientes de Geometria Dinâmica como ferramentas poderosas no ensino da Geometria. O conceito de tarefa associado ao tipo de trabalho que os alunos deverão desenvolver, complementa o enquadramento teórico deste estudo. A metodologia adoptada foi de natureza qualitativa centrando-se em dois estudos de caso. Os dados foram recolhidos através de observação participante, registos áudio e vídeo, entrevistas semi-estruturadas e documentos produzidos pelos alunos. A análise dos dados evidenciou a manipulação e a visualização como processos privilegiados na descoberta de relações geométricas em Ambientes de Geometria Dinâmica. A discussão e reflexão sobre as descobertas que iam efectuando contribuíram para uma maior consolidação do conhecimento geométrico. Os alunos nem sempre sentiram necessidade de validar as relações geométricas que iam descobrindo, mas quando o fizeram foi essencialmente através da manipulação ou recorrendo à professora ou à investigadora. Os alunos revelaram facilidade na utilização do programa e ao longo do estudo foram abordando as tarefas de uma forma cada vez mais autónoma. A importância de usar os Ambientes de Geometria Dinâmica como estratégia a ter em conta na aprendizagem da Geometria, conforme é referido nas perspectivas curriculares actuais, é realçada neste estudo.
The aim of this study was to analyze the potentiatities of Dynamic Geometry Software in the learning of Geometry. The theoretical framework of the study integrates two main following areas: Curriculum and Materials and Tasks to learn Geometry. In the first one we discuss the importance of geometry in the Portuguese mathematics curriculum, during last decades and it's development. In the second one the different types of tasks in the classroom are identified and several studies and investigations on the use of Dynamic Geometry Software are discussed. The project was implemented in two groups, one from the 6th grade and another from the grade. Its develppment was based on investigative and exploratory tasks. The study stands on a qualitative methodology based on case studies. Data was gathered throughout participant observation, audio and video records, interviews and documents produced by the pupils. Data analysis shows that manipulation and visualization are privileged processes in the discovery of geometric relations in Dynamic Geometry Software. The discussion-and reflection of the discoveries made, contributed for a bigger consolidation of the pupils geometric knowledge. The pupils not always felt necessity in validating the geometric relations discovered. However when they wanted to validate them, it was essentially through the manipulation or appealing to the teacher or the investigator. The pupils learned easily to use the program and during the course of the study they approached the tasks in a progressively more autonomous form. The use of Dynamic Geometry Software as a valid strategy in the teaming of Geometry, as described in the current curricular perspectives, is established in this study.

Description

Tese de mestrado em Educação (Didáctica da Matemática), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 2005

Keywords

Geometria dinâmica Aprendizagem Matemática Teses de mestrado - 2005

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License