Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/44893
Título: Práticas de escrita no Ensino Secundário no contexto de Cabo Verde
Autor: Silva, Maria Goreti Varela Freire
Orientador: Gouveia, Carlos A. M.
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino (secundário) - Cabo verde
Língua portuguesa - Escrita - Estudo e ensino (secundário) - Cabo verde
Comunicação escrita - Estudo e ensino (secundário) - Cabo verde
Funcionalismo (Linguística)
Teses de doutoramento - 2020
Data de Defesa: 14-Jul-2020
Resumo: O presente trabalho foca as práticas de escrita no Enino Secundário no contexto de Cabo Verde, procurando compreender como se ensina a escrever e quais os géneros textuais ensinados. Parte-se do pressuposto de que os alunos à saída do Ensino Secundário, ainda apresentam uma série de lacunas a nível de produção textual e de que este fenómeno carece de explicação. O trabalho começa com a contextualização do ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa em Cabo Verde, dando conta dos desafios impostos pela forte presença da LM. Procura-se, também, mapear os géneros escolares de Língua Portuguesa, faz-se a contextualização da Pedagogia de Género da Escola de Sydney e, como forma de colmatar as lacunas, optou-se pela aplicação de dois inquéritos por questionário destinados a professores e alunos do 11º e 12º anos de escolaridade. O trabalho pretende contribuir com respostas para a colmatação das lacunas descritas, recorrendo a uma Abordagem baseada em Género, informada pela Linguística Sistémico-Funcional (LSF) e, mais concretamente, pelos estudos da designada Escola de Sydney. A escolha da LSF deve-se ao seu comprovado sucesso em melhorar o desempenho dos alunos de L2, em contextos similares ao de Cabo Verde. Dá-se conta das práticas de escrita, primeiramente, através do mapeamento dos géneros presentes nos documentos legais e nos manuais escolares. Em segundo lugar, através da aplicação de questionários procura-se saber, junto do público acima referido, quais são as suas perceções sobre estas mesmas práticas. Em consequência, recomenda-se a mobilização da abordagem genológica para dar respostas aos problemas inventariados.
URI: http://hdl.handle.net/10451/44893
Designação: Doutoramento em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda
Aparece nas colecções:FL - Teses de Doutoramento

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