Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/44617
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage426pt_PT
degois.publication.lastPage485pt_PT
degois.publication.locationPortopt_PT
degois.publication.titleArte, Cultura e Património do Romantismo. Actas do 2.º Colóquio “Saudade Perpétua”pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/arte-cultura-e-patrimonio-do-romantismo-actas-do-2-o-coloquio-201csaudade-perpetua201d/os-candeeiros-e-a-sua-representacao-grafica-no-periodo-de-1850-a-1914pt_PT
dc.contributor.authorFevereiro, António Francisco Arruda de Melo Cota-
dc.date.accessioned2020-10-20T11:48:16Z-
dc.date.available2020-10-20T11:48:16Z-
dc.date.issued2020-07-14-
dc.identifier.isbn978-989-8434-46-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/44617-
dc.description.abstractNo final do século XVIII desenvolveram-se novos meios de iluminação aperfeiçoados ao longo do XIX. A intensidade de luz alcançada era superior às tradicionais fontes e rapidamente proliferaram e facilitaram a vida quotidiana. No mesmo período, coincidiram experiências em torno da impressão gráfica e da fotografia. Estes registos imediatamente se tornaram essenciais para a propaganda, ensino e disseminação de cultura. A crescente procura possibilitou custos reduzidos na sua produção e estas formas de comunicar foram habilmente utilizadas pela emergente indústria de luminária na conceção de recibos e de catálogos. A França foi o país percursor na utilização destes meios para evidenciar os candeeiros, cuja combinação possibilitou a criação de um grafismo muito próprio, necessário para promover e vender os artigos, influenciando assim outros países europeus. Todavia nestes enveredou-se por outras formas gráficas e que refletem a sua própria cultura.pt_PT
dc.description.abstractAt the end of the eighteenth century new means of lighting were developed, further improved during the nineteenth century. Their luminosity was superior in comparison to the traditional lighting sources. Quickly they spread and simplified daily life. This coincided with experiences around graphic printing and photography, in the same period. These means immediately became fundamental for propaganda, education and dissemination of culture. Their growing demand was responsible for the reduction of production costs. These forms of communication were cleverly used in the design of invoices and catalogues by the emerging lighting industry. France was pioneer in the use of these means to showcase its lamps. This combination of sources made possible the creation of distinct graphic design, necessary for the promotion and selling of the manufactured goods. This influence was predominant in other European countries. Nevertheless, in these the graphic design flourished into new forms that reflected their own culture. The use of iconography, symbology and heraldry was also a prestigious way used by the industry to impose itself. These strong sources were reinterpreted by the new arising bourgeoisie. These printings on paper were essential for disclosing new types of lamp, aesthetic concepts and daily use objects.The invoices and catalogues studied here reflect these approaches and their particularitiespt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedadept_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectDesign gráficopt_PT
dc.subjectIluminaçãopt_PT
dc.subjectIndústriapt_PT
dc.subjectSéculo XIXpt_PT
dc.subjectFábricaspt_PT
dc.subjectArte Novapt_PT
dc.subjectManufaturaspt_PT
dc.subjectMaria Pia de Saboia, Rainha de Portugal, 1847-1911pt_PT
dc.subjectBenson, William Arthur Smithpt_PT
dc.subjectGagneaupt_PT
dc.subjectWild & Wesselpt_PT
dc.subjectHinkspt_PT
dc.subjectEveredpt_PT
dc.subjectAlemanhapt_PT
dc.subjectFrançapt_PT
dc.subjectÁustriapt_PT
dc.subjectItáliapt_PT
dc.subjectDitmarpt_PT
dc.subjectInglaterrapt_PT
dc.subjectEstados Unidos da Américapt_PT
dc.subjectMeriden Britanniapt_PT
dc.subjectEdward Miller & C.ºpt_PT
dc.subjectConsolidated Lamp and Glass Companypt_PT
dc.subjectFostoria Glass Companypt_PT
dc.subjectHadrotpt_PT
dc.subjectSchlossmacher, Josephpt_PT
dc.subjectBaccaratpt_PT
dc.subjectCarcelpt_PT
dc.subjectFranchotpt_PT
dc.subjectModérateurpt_PT
dc.subjectCandeeiro para petróleopt_PT
dc.subjectGáspt_PT
dc.subjectEletricidadept_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectLisboapt_PT
dc.titleOs Candeeiros e a sua representação gráfica no período de 1850 a 1914pt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
Aparece nas colecções:ARTIS-IHA - Comunicações e Publicações em Livros de Actas



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.