Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/43121
Título: The 16th century Nativity azulejo panel called “de Nossa Senhora da Vida”
Autor: Pais, Alexandre
Mimoso, João Manuel
Filipe, Victor
Esteves, Maria de Lurdes
Matos, Maria Antónia Pinto de
Palavras-chave: Renaissance majolica
Azulejo panel Nossa Senhora da Vida
Góis, João de
Matos, Francisco de
Early portuguese azulejos
Museu Nacional do Azulejo
Data: 2019
Editora: LNEC
Citação: Pais, A., Mimoso, J. M., Filipe, V., Esteves, M. d. L., & Matos, M. A. P. d. (2019). The 16th century Nativity azulejo panel called “de Nossa Senhora da Vida” Studies in Heritage Glazed Ceramics: On the origin of majolica azulejos production in Portugal 1 (February 2019) (pp. 67-76). Lisboa: LNEC.
Resumo: One of the jewels in the collections of the Museu Nacional do Azulejo (National Museum of Azulejo) is a Nativity painted in renaissance style and colours, topped by an Annunciation and flanked by the images of two Apostles, originally from the Nossa Senhora da Vida (Our Lady of Life) chapel of the now demolished Santo André (Saint Andrew) church in Lisbon. These azulejos were already specifically mentioned in 1721 for their exquisite quality in the important work Santuário Mariano, a collection of books by Fr. Agostinho de Santa Maria (1642-1728). This communication reviews the oldest known written sources on the panel and presents new research results on one of the most important testimonies of a technological continuity respecting the first decades of the production of majolica tiles in Portugal.
Uma das jóias da coleção do Museu Nacional do Azulejo é uma natividade pintada ao gosto e nas cores do Renascimento, encimada por uma anunciação e ladeada pelas imagens de dois apóstolos. Pertenceu à Capela de Nossa Senhora da Vida, outrora da Igreja de Santo André, em Lisboa, entretanto demolida. O painel já havia sido referido em 1721 pela sua requintada qualidade na importante obra Santuário Mariano, uma coleção de livros redigidos por Fr. Agostinho de Santa Maria (1642-1728). Esta comunicação revê as fontes documentais mais antigas atualmente conhecidas que referem este painel e apresenta novos resultados na investigação de um dos mais importantes testemunhos de continuidade tecnológica referente às primeiras décadas de produção de azulejos de faiança em Portugal.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10451/43121
ISBN: 978-972-49-2307-9
Versão do Editor: http://glazedceramics.lnec.pt/
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