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Unidade da ciência e configuração disciplinar dos saberes : contributos para uma filosofia do ensino

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Authors

Pombo, Olga

Abstract(s)

Este trabalho tem como seu objecto a questão da Unidade da Ciência, tema recorrente de toda a cultura ocidental. Aspiração antiga que, em tensão e alternância constantes com a tendência contrária à especialização, atravessa toda a história do pensamento ocidental e que, após um período em que pareceu estar totalmente ultrapassada pela disciplinaridade crescente resultante do acelerado processo de especialização do conhecimento científico que se desencadeou no século XIX, é hoje de novo ressentida como exigência do próprio progresso dos saberes especializados e da inventividade dos seus investigadores. Assim nos parece, de facto, poderem ser interpretados diversos sinais que, das mais diversas formas, se têm vindo a fazer sentir, quer a nível da produção, quer da transmissão e aplicação do conhecimento científico: o apelo à interdisciplinaridade, a revigoração do movimento enciclopedista, a emergência de novas configurações disciplinares tais como a teoria dos sistemas, as ciências cognitivas, as ciências da complexidade, a reabilitação das categorias da globalidade, da interacção, da organização, da teleologia como objecto de uma investigação científica cada vez menos reducionista ou os fenómenos da integração, universalização e mundialização da cultura. Eles seriam como que uma primeira e tímida manifestação institucional da racionalidade transversal que, cada vez mais, liga as várias disciplinas. Não estamos pois perante um tema entre outros, uma ideia mais ou menos bizarra e completamente ultrapassada. Pelo contrário, pensamos que a ideia de unidade da ciência se confunde com a própria ideia de ciência. Na verdade, na sua descrição mais breve, a ideia de unidade das ciências não é mais que a unificação dos saberes, dos dados, das experiências, das regularidades, das leis, das teorias. Conhecer o mundo significa ter dele uma descrição minimal, isto é, unificada, identificar similaridades e formular leis universais. Neste sentido, a unidade da ciência seria a tarefa cognitiva central da própria ciência. Ela corresponde ao projecto de não renunciar à totalidade sob o pretexto de ter que analisar cada uma das partes. A unidade da ciência não é assim um arcaísmo nostálgico mas uma atitude de recusa activa dos limites que resultam da manifesta carência dessa unidade, uma reacção positiva fac e à especialização e à racionalidade instrumental que ela facilita. Dos muitos nomes que, ao longo dos séculos, se confrontaram com a grande questão da Unidade da Ciência, Leibniz é porventura aquele que, de modo mais fecundo e convicto, visa a unidade dos saberes. Nesse sentido, e de algum modo no prolongamento de anteriores investigações (cf. Pombo, 1987), este estudo tem uma tripla ambição: 1) procurar pensar quais os desafios que a actual situação disciplinar dos saberes coloca à concepção unitária do saber de que Leibniz (mas não só ele) é um destacado representante, 2) ver de que modo Leibniz, e toda a tradição enciclopedista que dele se reclama, pode ajudar a pensar as questões que hoje se colocam aos diversos saberes em termos da sua articulação e da mobilidade e reorganização das suas fronteiras, 3) apresentar, nos seus traços gerais, os desenvolvimentos teóricos de Leibniz relativamente à ideia de Unidade das ciências os quais, tendo como pano de fundo o projecto de constituição uma Mathesis Universalis, se inserem no quadro do enciclopedismo filosófico. Em particular, interessa-nos ver de que modo, no contacto com algumas das investigações enciclopédicas que lhe são anteriores, Leibniz persegue o velho ideal lullista de uma ciência única e universal, ideal no qual, segundo cremos, estão pensadas algumas hipóteses e inspirações que podem - e devem - ser hoje de novo consideradas. (...)

Description

Tese de doutoramento em Educação (História e Filosofia da Educação), apresentada à Universidade de Lisboa através da Faculdade de Ciências, 1998

Keywords

Sociologia do conhecimento Interdisciplinaridade Educação - Filosofia Teoria do conhecimento Filosofia das ciências Ensino Conhecimento científico Teses de doutoramento - 1998

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