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Título: O Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes: ‘Língua Portuguesa, Literatura e Cultura Madeirenses’ no Contexto de Mobilidade da Venezuela.
Outros títulos: The Intensive Summer Course for Portuguese Descendants Returning from Venezuela: ‘Portuguese Language, Literature and Culture of Madeira
Autor: Nunes, Naidea
Palavras-chave: Língua portuguesa
Migrantes luso-venezuelanos
Educação Intercultural
Linguística sociocultural
Região Autónoma da Madeira
Data: Mai-2019
Citação: Nunes, Naidea Nunes, 2018, “O Curso Intensivo de Verão para Lusodescendentes: ‘Língua Portuguesa, Literatura e Cultura Madeirenses’ no Contexto de Mobilidade da Venezuela. The Intensive Summer Course for Portuguese Descendants Returning from Venezuela: ‘Portuguese Language, Literature and Culture of Madeira’”, FORMAÇÃO E INCLUSÃO – EDUCAÇÃO DE ADULTOS E EXPERIÊNCIAS PARA A EMPREGABILIDADE. Actas da Conferência Internacional, Glória Bastos, Rosa Sequeira e Javier Fombona (Orgs.), 185-191. ISBN 978- 972-674-833-5.
Resumo: O curso intensivo de verão para lusodescendentes, criado em 2013, pela Universidade da Madeira, em parceria com o Centro das Comunidades Madeirenses e Migrações (CCMM) do Governo Regional da Madeira, é uma formação em contexto intercultural, que visa acolher várias gerações de migrantes madeirenses de diferentes partes do mundo. Nos últimos dois anos, é frequentado, quase na totalidade, por luso-venezuelanos em contexto de mobilidade, que procuram a sua integração sociocultural e laboral na Região Autónoma da Madeira (RAM). São indivíduos vulneráveis que fogem da atual crise política da Venezuela, com graves consequências socioeconómicas e humanitárias. Além das aulas de Língua Portuguesa (LP), com destaque para o desenvolvimento das competências de comunicação oral, através do Português em (inter)ação, os estudantes têm a oportunidade de realizar várias atividades socioculturais e trabalho de campo em instituições governamentais, museus, bibliotecas, associações culturais e em empresas regionais, conhecendo a realidade madeirense, como forma de inserção socioeconómica na RAM. Palavras-chave – Língua Portuguesa, Migrantes Luso-venezuelanos, Educação Intercultural, Linguística Sociocultural, Região Autónoma da Madeira.
URI: http://hdl.handle.net/10451/42056
ISBN: 978- 972-674-833-5
Aparece nas colecções:FL - CLUL - Livros de Actas

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