Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10451/42016
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Couvaneiro, João Luís Serrenho Frazão, 1973- | - |
dc.contributor.author | Pinto, Pedro Miguel Boto Ferreira 1982- | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-24T17:38:51Z | - |
dc.date.available | 2020-02-24T17:38:51Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.date.submitted | 2019-08-23 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10451/42016 | - |
dc.description | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de História, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 | pt_PT |
dc.description.abstract | Realizado com a preciosa orientação do estimado professor João Couvaneiro, o presente relatório profissionalizante sintetiza algumas das principais tarefas desempenhadas pelo aluno em formação para a docência no decurso do mestrado em ensino de História, frequentado nos anos letivos de 2017/2019. Compreende, também, o desenvolvimento de um tema abordado durante as aulas lecionadas no estágio realizado na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, intitulado: A Guerra dos Sete Anos: Um estudo de caso aplicado ao 11º ano. A estrutura deste trabalho encontra-se subdividida em três partes distintas, seguindo um modelo convencionado. A primeira pormenoriza a atividade na escola onde estagiámos, salientando o relacionamento com a professora cooperante, Maria Amélia Vasconcelos, e a interação com os alunos na aplicação prática dos modelos pedagógicos escolhidos. A segunda parte do relatório destina-se à abordagem do tema enunciado com o propósito de contribuir, através da sua divulgação, para enriquecer a base científica do ensino da História, visando uma potencial aplicação em contexto educativo do conteúdo escrito e imagens integradas. A escolha do tema decorre de variados elementos ponderados, entre os quais se ressalva o gosto pessoal do mestrando conjugado com o interesse manifesto dos alunos no decurso do ato letivo. A complexidade do conflito requer um bom domínio dos conteúdos por parte do docente de forma a facilitar uma propícia explanação didática, objetivo central na elaboração de um trabalho destinado ao usufruto prático em contexto de sala de aula. A importância do tema abordado coadjuva à existência de uma profusa bibliografia de especialidade, sólida base sustentacular para a elaboração do trabalho profissionalizante em todas as suas linhas de abordagem. A grande dificuldade consistiu em enquadrar os eventos decorridos nos diferentes teatros de guerra numa leitura de conjunto. Para esse efeito, a evolução cronológica foi definida como matriz comum num enfoque sequente de diferentes espaços operacionais. O objetivo de clarificar o fenómeno em estudo para um emprego letivo sobrepôs-se, por princípio, a um investimento na problemática escolástica. Por fim, na terceira parte do trabalho, descrevem-se as aulas que tivemos oportunidade de lecionar no decurso do terceiro semestre letivo, com particular importância a ser atribuída à estima da aprendizagem significante por parte dos alunos. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Séc XVIII | pt_PT |
dc.subject | História militar | pt_PT |
dc.subject | Antigo regime | pt_PT |
dc.subject | Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 | pt_PT |
dc.title | A Guerra dos Sete Anos : um estudo de caso aplicado ao 11º ano | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202380483 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
Aparece nas colecções: | REIT - Mestrados em Ensino |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ulfpie055621_tm.pdf | 13,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.