Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Os desenhos que nascem das palavras

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ulfpie055626_tm.pdf15.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório, realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, apresenta e descreve o processo de implementação de uma unidade de trabalho, intitulada Os Desenhos que Nascem das Palavras, desenvolvida para uma turma do 11º ano do Ensino Secundário, na disciplina de Desenho A, da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade. A atividade decorreu durante o 2º período do ano letivo 2018/2019, e, analisado o programa de Desenho A, foi desenvolvido um trabalho com a duração de 6 aulas, cumprindo 13 horas e 30 minutos totais de lecionação. Partindo do objetivo geral, este projeto de investigação tem como objetivo principal responder a uma das necessidades básicas que os alunos demonstram – Desenvolvimento pessoal e a autonomia – aspeto referido nas Aprendizagens Essenciais em Articulação com o Perfil do Aluno (2018). Outro objetivo, secundário, mas crucial, foi a motivação dos alunos para esta disciplina. Para suportar o relatório escrito, é abordado: a educação para a cidadania e a tecnologia; algumas teorias de aprendizagem; uma breve história sobre a ilustração; a relação entre o texto e a imagem e a importância do desenho no ensino. A unidade de didática teve como ponto de partida a experimentação em sala de aula, e alguns exercícios relacionados com a atenção/observação; a ida à Fundação Calouste Gulbenkian; o uso do smartphone, e dos livros durante a pesquisa; o trabalho de ilustração com aguarela e um material que nunca tivessem utilizado; e finalmente o feedback construtivo para a melhoria dos colegas. No final, discutem-se as implicações e aplicações práticas do estudo.
This report was carried out under the scope of the Supervised Practicum in Teaching, presents and describes the process of implementation of a work unit, entitled Drawings coming out from Words, developed for a class of the 11th grade of Secondary Education, in the subject of Drawing A, from Rainha Dona Leonor Secondary School, in Alvalade. The activity took place during the 2nd period of the academic year 2018/2019, and after analysing the Drawing A program, it was developed a work with the duration of 6 classes, completing 13 hours and 30 minutes total of teaching. Starting from the general objective, this research project has as its main objective to answer one of the basic needs that students demonstrate – Personal development and autonomy – aspect mentioned in the Essential Learning in Articulation with the Student Profile (2018). Another secondary but crucial goal was student motivation for this subject. To support the written report, the following are addressed: education in citizenship and technology; some learning theories; a brief history of illustration is covered; the relationship between text and image; the importance of drawing in teaching and the process and development in learning. The didactic unit had as its starting point the experimentation in the classroom, and some exercises related to attention / observation; the trip to the Calouste Gulbenkian Foundation; the use of the smartphone and books during the research; illustration work with watercolor and a material the students had never used and finally constructive feedback for improvement of colleagues. Finally, the implications and practical applications of the study are discussed.

Description

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019

Keywords

Ilustração Desenho Autonomia Motivação Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License