Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/40071
Título: A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira : um estudo de caso
Autor: Fontenele Macedo, Sheyla Maria
Orientador: Caetano, Ana Paula, 1962-
Palavras-chave: Teses de doutoramento - 2018
Ética profissional
Formação inicial
Pedagogos
Brasil
Data de Defesa: 2018
Resumo: A pesquisa de tese intitulada “A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira. Um estudo de caso” é um trabalho de cunho qualitativo, assente no paradigma interpretativo, cujo objetivo geral foi o de compreender o desenvolvimento da formação ética profissional no contexto da formação inicial do pedagogo a partir da realidade brasileira, com o propósito de desvelar que tipo de profissional quanto à dimensão ética se está forjando. Para esse fim, organizamos este material em três blocos das ordens: a) Teórica (revisão de literatura); b) Prática (a pesquisa empírica); c) Teórico-prática (proposição de um modelo de formação ética profissional). No primeiro bloco do enquadramento teórico ordenamos o percurso em três capítulos. De início fizemos um levantamento sobre a história da ética, revolvemos o conceito de ética profissional, fomos ao encontro dos fundamentos da ética e seu enlace com o campo da educação. O segundo capítulo foi marcado pelo enredo e imbricamento entre as relações epistemológicas sobre a profissionalização, em que abordamos vários conceitos: profissionalidade, profissionalismo e profissionismo. Adentramos os caminhos da formação ética profissional, e apresentamos alguns modelos formativos na perspectiva do reconhecimento de que rotas já percorridas podem ser tomadas como uma referência para novos arranjos epistêmicos. O capítulo três foi antes de tudo, um desafio. Nesse ponto da investigação realizamos o “estado da arte” da formação ética profissional nos cursos de Pedagogia do Brasil, em que rebuscamos suas bases históricas, filosóficas, curriculares e legais, em que também foi descortinado o perfil do pedagogo na atualidade, o que nos permitiu realizar reflexões intrigantes a partir das discussões sobre o campo da Pedagogia Social. O segundo bloco foi marcado pela pesquisa empírica e organizado em dois capítulos (quatro e cinco). No capítulo quatro apresentamos o estudo de caso como estratégia metodológica, cujo lócus da investigação foi um curso de Pedagogia, situado no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, no Brasil e que obteve na última avaliação institucional conceito máximo concedido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) do país. A recolha de dados se deu por meio das técnicas de entrevista (individual e focus group) e da análise documental do Projeto Pedagógico de Curso e das Fichas curriculares das disciplinas de Estágio Supervisionado. Destacaram-se como participantes da pesquisa: os (as) alunos (as) que cursaram as disciplinas de Estágio Supervisionado; os (as)professores (as) das disciplinas de Estágio Supervisionado; os (as) professores (as) do Núcleo Docente Estruturante (NDE) que possuem como uma de suas funções o acompanhamento do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia (PPCP). No capítulo cinco realizamos a análise e a interpretação dos dados coletados a partir da análise de conteúdo, cujos resultados revelaram, dentre vários “achados epistêmicos”, o caminho metodológico da formação ética que se desenvolve no curso. O terceiro bloco da ordem teórico-prática reuniu os subsídios dos dois primeiros blocos trabalhados, em que no capítulo seis foi proposta uma modelização para a formação ética profissional nos cursos de Pedagogia, por compreendermos necessária à investida no caráter transdisciplinar da pesquisa. A originalidade desta investigação se assenta na discussão de que a ética profissional do pedagogo no Brasil é ainda “mata epistemológica virgem” a ser investigada e que, identificamos ser uma temática mais do que necessária, urgente, em que vislumbramos que seja este documento um marco para futuras pesquisas e práticas educativas no campo da formação do pedagogo.
The research thesis entitled "The professional ethical formation of the pedagogue in the Brazilian reality. A case study "is a qualitative study, based on the interpretative paradigm, whose general objective was to understand the development of professional ethics training in the context of the initial formation of the pedagogue from the Brazilian reality, with the purpose of unveiling what kind Ethical dimension is being forged. For this. we organized this material into three orderly blocks: a) Theoretical (literature review); B) Practice (empirical research); C) Theoretical-practical (proposition of a professional ethics training model). In the first block of the theoretical framework we ordered the course into three chapters. Firstly we did a survey about the history of ethics, we revolved the concept of professional ethics, we to meet the foundations of ethics and its link with the field of education. The second chapter was marked by the entanglement between the epistemological relations about professionalization, in which we approach several concepts: profissionalidade, profissionalismo e profissionismo professionality, professionalism, etc. We enter the path of professional ethics formation and present some formative models in the perspective of the recognition of routes already covered can be taken as a reference for new epistemic arrangements. Chapter three was first of all a challenge. At this point of the research, we carried out the "state of the art" of professional ethics training in Pedagogy courses in Brazil, where we searched its historical, philosophical, curricular and legal bases, in which the profile of the pedagogue was also revealed today. Allowed to make intriguing reflections from the discussions on the field of Social Pedagogy. The second block was marked by empirical research and organized into two chapters (four and five). In chapter four, we presented the case study as a methodological strategy, whose research background was a Pedagogy course, located in the Brazilian state of Rio Grande do Norte, Brazil, and which obtained the highest institutional evaluation granted by the State Council of Education EEC) of the country. The data collection was done through the techniques of interview (individual and focus group) and the documentary analysis of the Pedagogical Course Project and the Curricular Files of the Supervised Stage disciplines. The participants of the research were as follows: the students who attended the subjects of Supervised Internship; The teachers of the subjects of Supervised Internship; The teachers of the Structuring Teaching Nucleus (NDE) who have as one of their functions the accompaniment of the Pedagogical Project of the Pedagogy Course (PPCP). In chapter five we performed the analysis and interpretation of the data collected from the con tent analysis, whose results revealed, among several "epistemic findings", the methodological path of the ethical formation developed in the course. The third block of the theoretical-practical order brought together the subsidies of the first two blocks worked on, in which chapter six. a model was proposed, for the professional ethics formation in the courses of Pedagogy, because we understand it is necessary to invest in the transdisciplinary character of the research. The originality of this research is based on the discussion that the professional ethics of the pedagogue in Brazil is still a "virgin epistemological forest" to be investigated and that, we identify as a more than necessary, urgent theme, in which we envisage that this document is a framework for future research and educational practices in the field of teacher education.
Descrição: Tese de doutoramento, Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018
URI: http://hdl.handle.net/10451/40071
Designação: Doutoramento em Educação
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