Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/38291
Título: Os espaços de culto privados na transição do século XIX para o XX
Autor: Fevereiro, António Francisco Arruda de Melo Cota
Palavras-chave: Capela
Oratório
Vitral
Arquitetura
Religiosidade
Lisboa
Estoril
Chapel
Oratory
Stained Glass
Architecture
Religiosity
Lisbon
Data: Dez-2017
Editora: CEPESE – Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade
Citação: FEVEREIRO, António Cota (2017) - Os espaços de culto privados na transição do século XIX para o XX. In: QUEIROZ, Francisco, Coord. - Arte, Cultura e Património do Romantismo. Actas do 1º Colóquio “Saudade Perpétua”. CEPESE - Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade. ISBN 978-989-8434-39-5, p. 476-557
Resumo: O espaço religioso foi projetado consoante o desejo do proprietário. Na grande maioria foi integrado no interior da habitação. Também encontramos casos em edifício próprio, ligado ou não à habitação. Na segunda metade do século XIX este espaço continuou a ser incorporado na habitação mas, num contexto mais alargado e complexo. A habitação foi projetada para responder às novas necessidades da burguesia, interligando-se eficazmente os espaços interiores, de forma a separar as zonas de estar das de serviço. De uma maneira geral a motivação para a sua construção deveu-se à concretização espiritual de um desejo. Num determinado projeto foi para perpetuar um fato ocorrido na vida íntima do seu proprietário; noutro o de oferecer a uma comunidade um espaço religioso. Aqui foram reunidos cronologicamente projetos arquitetónicos de espaços religiosos privados, da autoria de arquitetos, de construtores civis e de artistas, que definiram uma época na história da arquitetura portuguesa. O estudo centrou-se nos exemplares edificados em Lisboa e arredores de 1884 a 1910, embora haja um projeto elaborado para Mirandela.
A religious space was designed according to the owner's desire. In most cases that space was built inside the house. In other cases it was built in a separate building, connected or not to the house. That space was still built inside the house in a more complex and wide context, during the second half of the nineteenth century. The house was then designed according to the new needs of the bourgeoisie. Connecting effectively the different internal areas, in order to separate the main rooms of the building from the service areas. Generally the motivation for its construction was the concretization of a spiritual need. In one case was to perpetuate a sentimental fact that occurred in the owners life. In another one it was to provide a religious space for the community. We listed in chronological order, projects designed by architects, builders and artists for private religious spaces, which defined an era in the history of Portuguese architecture. Here we gathered several projects by architects, builders and artists for private religious spaces. Their work defined and era in the Portuguese history of architecture. This study focused in the projects built in and around Lisbon, except one for Mirandela, between 1884 and 1910.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10451/38291
ISBN: 978-989-8434-39-5
Versão do Editor: http://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/arte-cultura-e-patrimonio-do-romantismo-actas-do-1o-coloquio-201csaudade-perpetua201d
Aparece nas colecções:ARTIS-IHA - Comunicações e Publicações em Livros de Actas

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