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http://hdl.handle.net/10451/37772
Título: | Reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais do agente em geriatria : perspetivas e desafios |
Autor: | Paulino, Sheila Maria |
Orientador: | Cavaco, Carmen, 1970- |
Palavras-chave: | Reconhecimento Validação de competências Qualificações profissionais Geriatria Teses de mestrado - 2018 |
Data de Defesa: | 2018 |
Resumo: | O presente trabalho de investigação, no âmbito do Mestrado em Educação área de especialização em Formação de Adultos, procura contribuir para o aprofundamento da compreensão do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais do Agente em Geriatria. Em Portugal, o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências surgiu em 2001 e ganhou uma grande visibilidade após 2005, com a Iniciativa Novas Oportunidades. Em 2007 este processo alargou-se ao domínio profissional. Neste momento, embora tenhamos uma experiência acumulada com dez anos, o conhecimento científico sobre o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências de âmbito profissional é muito escasso. Para o desenvolvimento desta dissertação foram realizadas entrevistas a quatro técnicos de orientação e entrevistas a três candidatas que concluíram o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências no domínio profissional – Agente em Geriatria em quatro Centros Qualifica, no distrito de Lisboa. Através do estudo, foi possível constatar que este processo está bem conseguido, e é bem conduzido, de acordo com os princípios da sua génese. É um contributo precioso para a formação em Portugal, assume o reforço do potencial da pessoa que se encontra em processo, sobretudo porque lhe é devolvido o direito de aprender ao longo da vida. A investigação permitiu ainda realizar uma reflexão sobre a importância do processo, as potencialidades do reconhecimento, validação e certificação de aprendizagens realizadas em contextos não formais e informais, concluindo-se ser uma prioridade atual das políticas educativas europeias, e em especial da população portuguesa, em termos de baixa escolarização e de aquisição alternativa de competências exteriores ao sistema escolar. The present research work, within the scope of the Master in Education area of specialization in Adult Education, seeks to contribute to a deeper understanding of the process of recognition, validation and certification of professional skills of the Geriatrics Agent.In Portugal, the process of recognition, validation and certification of competences emerged in 2001 and gained great visibility after 2005, with the New Opportunities Initiative. In 2007 this process extended to the professional field. At this moment, although we have accumulated experience over this last 10 years, the scientific knowledge about the process of recognition, validation and certification of competences of professional scope is very scarce. For the development of this dissertation interviews were conducted with four guidance technicians and interviews with three candidates who completed the process of recognition, validation and certification of skills in the professional field - Agent in Geriatrics. Through the study, it was possible to verify that this process was well achieved, and was well conducted, according to the principles of its genesis. It is a valuable contribution to the training in Portugal, it assumes the reinforcement of a person’s potential who is in this process, mainly because it is returned the right to learn throughout his/her life. The research also made it possible to reflect on the importance of the process, the potential for recognition, validation and certification of learning in non-formal and informal contexts. It was concluded that it is a current priority of European education policies, especially the Portuguese population, in terms of low level education and alternative acquisition of skills outside the school system. |
Descrição: | Tese de mestrado, Educação (Área de especialidade em Formação de Adultos), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2018 |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/37772 |
Designação: | Mestrado em Educação |
Aparece nas colecções: | IE - Dissertações de Mestrado |
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