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dc.contributor.advisorSilva, Maria Isabel Ramos Lopes da, 1941--
dc.contributor.authorMota, Maria Olinda de Jesus, 1955--
dc.date.accessioned2019-03-22T14:36:48Z-
dc.date.available2019-03-22T14:36:48Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/37668-
dc.descriptionTese de mestrado em Ciências da Educação (Área de especialização em Teoria e Desenvolvimento Curricular), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2006pt_PT
dc.description.abstractAs Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), surgem em 1997, no seguimento da Lei-Quadro da Educação Pré-Escolar, como um ponto de apoio para todos os educadores, na condução do processo educativo, constituindo-se, de igual forma, num marco importante que veio dar visibilidade a esta primeira etapa da educação básica. Partimos da necessidade de saber em que medida as práticas dos educadores de infância se inscrevem nos princípios educativos expressos nas OCEPE. Neste sentido, utilizámos uma metodologia qualitativa, que incidiu sobre as práticas de quatro educadoras de infância. A realização de entrevistas, a observação em sala de aula e a análise de documentos permitiu-nos comparar o modo como representam as suas práticas com a forma como as concretizam. Os resultados levaram-nos a concluir que os quatro sujeitos do estudo consideram as OCEPE um documento importante pela visibilidade que concedeu à educação pré-escolar; servem para fundamentar a sua acção educativa mais ao nível teórico do que ao nível prático e que, apesar de o considerarem um instrumento bem estruturado, verifica-se alguma dificuldade na compreensão dos fundamentos e conceitos educativos aí presentes. Concluímos, igualmente, que as práticas dos sujeitos, embora reflictam o cruzamento de diferentes áreas de conteúdo, revelam ainda a falta de intencionalidade educativa que deve caracterizar a actividade profissional. Pudemos, ainda, observar que os quatro sujeitos gerem e desenvolvem o currículo de uma forma muito semelhante, quer na organização do ambiente educativo quer nas práticas, que assentam, sobretudo, nas suas propostas, não se verificando a participação das crianças na tomada de decisão sobre o planeamento das actividades.pt_PT
dc.description.abstractThe Curriculum Guidelines for Pre-School Education were published in 1997, as a consequence of the Framework Law for Pre-School Education. The above-mentioned guidelines were created to support preschool teachers in their educational development. These curriculum guidelines also became an important benchmark that gave basic education increased visibility. This study attempts to understand to what degree preschool teachers. Practices take into account the educational principles mentioned in the Curriculum Guidelines for Pre-School Education. This research undertook qualitative methodology and involved four pre-school teachers. The data was obtained through interviews, classroom observation and by means of document analysis. This allowed us to compare how the four pre-school teachers described and implemented their practices. This research concludes that the four subjects under study regard the Curriculum Guidelines for Pre-School Education as an important document due to the increased visibility it granted pre-school education. However, the four pre-school teachers viewed the guidelines as a mere theoretical framework for their practices rather than a practical tool to use. Although it is their belief that the curriculum guidelines are well structured, the four pre-school teachers had some difficulty in understanding the rationale and some educational concepts behind the curriculum. Furthermore, we also concluded that the subjects. Practices, although integrating different content areas, did not show the level of educational intention that must distinguish professional action. It was also observed that the four subjects under study managed and developed the curriculum quite similarly: both in the way they organized their educational setting and in their educational practices. It was also observed that the children in this study did not take an active role in planning their activities.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.subjectTeses de mestrado - 2006pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolar - Portugalpt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.titleA construção do currículo no pré-escolar : orientações curriculares, instrumento de suporte às práticas educativaspt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:FPCE - Dissertações de Mestrado



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