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http://hdl.handle.net/10451/36811
Título: | A representação do imaginarium diegético pela animação, no cinema live-action |
Autor: | Gordeeff, Eliane Muniz |
Orientador: | Queiroz, João Paulo, 1966- |
Palavras-chave: | McLuhan, Marshall, 1911-1980 Parker, Alan Taymor, Julie Furtado, Jorge Alberto, 1959- Strauss-Schulson, Todd, 1980- Poyrat, Afonso, 1979- Lee, Ang, Ang Lee, 1954- Cinema de animação Imaginário Narração Imagem animada Inovações tecnológicas Cinema Fotografia Hibridação Ruptura de sistema Cinema Live-action |
Data de Defesa: | 7-Nov-2018 |
Resumo: | A investigação de doutoramento em Multimédia, A Representação do Imaginarium Diegético pela Animação, no Cinema Live-action, se estabelece no campo do Audiovisual, campo em profunda transformação. Mais especificamente esta tese destina-se a estudar a diferente eficácia da utilização da imagem animada, na representação diegética de sonhos, lembranças, pensamentos e alucinações, pelas produções cinematográficas em live-action. Como são momentos dentro das histórias, e a fim de delimitar o sentido do termo, foi adotada a expressão “imaginarium diegético” para nomear esses momentos particulares das narrativas. A escolha do tema justifica-se pelo próprio momento de grande avanço tecnológico das produções audiovisuais, e a respetiva quebra de paradigmas, em que a própria significação do que é “animação”, e do que é a figura do ator, entram em questionamento – pela perfeita integração da captura de movimentos reais e a sua aplicação em personagens virtuais. A tendência de integração total dos dois meios, de criar imagens em movimento também reforça a necessidade de se entender mais sobre a Animação, que é tanto expressão como veículo artístico que somente nas últimas décadas tem chamado a atenção dos Film Studies, ao contrário do Cinema Live-action. Dentro desde contexto, a tese propõe como hipótese que, devido às diferenças visuais entre a imagem animada e a filmada, a utilização da Animação, como um meio, nas produções live-action potencializa a abstração imagética da narrativa do nível intradiegético para o meta-diegético (Genette, 1972). Ao se representar o imaginarium diegético das personagens, proporciona-se assim ao público outro nível de receção. Com essa premissa, são respondidas as seguintes questões: se visualmente uma sequência em animação, dentro de um filme em live-action, favorece mais o aprofundamento da narrativa pelo público; e se alguma das técnicas animadas consegue representar mais eficientemente o imaginarium diegético do que as outras. O contexto teórico geral é constituído pelos contributos de Marshall McLuhan (1911-1980), sobre os Hot e Cool Media, e o conceito de “rutura de um sistema/meio”, pois este se adequa ao tema impregnado na temática da investigação que é a tecnologia alterando formas e meios de produção da imagem no audiovisual. Para o desenvolvimento do processo investigativo em si, foram adotadas três medidas de ordem metodológica: a investigação teórica, um estudo de casos e um conjunto de entrevistas com profissionais da área. Tal ordem foi seguida na disposição dos capítulos da tese. O capítulo um apresenta a investigação teórica da imagem animada e filmada, considerando principalmente os trabalhos de Paul Wells, Georges Sifianos e André Bazin. O capítulo dois é desenvolvido sobre os contributos já mencionados de McLuhan, no clássico Understanding Media (1995), e criando uma comparação entre a IV |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/36811 |
Designação: | Tese de doutoramento, Belas-Artes, na especialidade de Multimédia, Universidade de Lisboa, Faculade de Bela Artes, 2018 |
Aparece nas colecções: | FBA - Teses de Doutoramento |
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