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http://hdl.handle.net/10451/36674
Título: | Impacto da hipoacusia ligeira na aprendizagem da leitura : estudo longitudinal |
Autor: | Serrano, Margarida Maria Fernandes |
Orientador: | Verhaeghe, Arlette Thérèse Marcelle Marie Joseph Costa, Maria Armanda Martins da |
Palavras-chave: | Leitura - Estudo e ensino (Pré-escolar) Leitura - Estudo e ensino (Primário) Consciência linguística - Na criança Consciência fonológica Hipoacusia Distúrbios de audição Teses de doutoramento - 2018 |
Data de Defesa: | 28-Nov-2018 |
Resumo: | OBJECTIVO: A presente investigação teve como objectivo verificar em dois grupos de crianças - normo-ouvintes e com hipoacusia ligeira - a qualidade das suas representações fonológicas e o seu impacto em capacidades envolvidas na fase inicial da aprendizagem da leitura. METODOLOGIA: De modo a responder ao objectivo referido, realizou-se um estudo longitudinal ao longo de trinta meses. A amostra final, extraída de um grupo inicial de 106 crianças, ficou constituída por dois grupos de 24 crianças: o grupo de crianças com hipoacusia ligeira, cuja média dos limiares auditivos a 500, 1000, 2000 e 4000 Hz se situava entre 16 e 40 dB, e o grupo de crianças normo-ouvintes, cujos limiares auditivos a 500, 1000, 2000 e 4000 Hz estavam compreendidos entre -10 e 15 dB. As crianças de cada grupo foram emparelhadas, na turma a que pertenciam, em relação à idade, ao sexo, à inteligência não verbal, à língua materna e, sempre que possível, em relação a outras questões do questionário realizado aos pais. Com base em materiais existentes ou noutros especialmente elaborados para o estudo, as crianças foram avaliadas entre a pré-primária e o 2º ano de escolaridade, no que respeita à memória fonológica, ao vocabulário, à discriminação auditiva, ao conhecimento das letras, à consciência fonológica, à descodificação de palavras e de pseudopalavras e à compreensão de leitura de frases. Formularam-se quatro hipóteses de trabalho que conduziram à avaliação experimental de conhecimentos e capacidades envolvidas na descodificação e compreensão (H1), à avaliação do impacto das condições acústicas, análogas às de sala de aula, na memória fonológica (H2), à identificação dos preditores de uma leitura eficiente nas duas condições de audição presentes na amostra (H3 e H4). RESULTADOS: Os resultados obtidos indicam que existe um pior desempenho das crianças com hipoacusia ligeira em relação aos seus pares normo-ouvintes sempre que as tarefas realizadas recrutavam representações ou conhecimentos fonológicos sem suporte de informação lexical. As crianças com hipoacusia ligeira utilizam recursos cognitivos que implicam um maior esforço para conseguirem os resultados obtidos, especialmente na descodificação de pseudopalavras, no 2º ano de escolaridade. As crianças com hipoacusia ligeira têm como preditor da descodificação o conhecimento de letras, tanto no 1º como no 2º ano de escolaridade, enquanto as crianças normo-ouvintes têm como preditor a consciência fonológica e apenas no 1º ano de escolaridade. As crianças normo-ouvintes dependem da eficiência da descodificação para um melhor desempenho na compreensão na leitura, enquanto as crianças com hipoacusia parecem apoiar-se no vocabulário receptivo para compreender. As condições acústicas de ruído têm impacto na aprendizagem da leitura de todas as crianças participantes no estudo, tenham ou não hipoacusia ligeira. CONCLUSÃO: A hipoacusia ligeira influencia a aprendizagem da leitura na sua fase inicial. As crianças com esse défice adquirem capacidades relacionadas com a leitura de um modo mais lento do que as crianças normo-ouvintes, nomeadamente as capacidades que de algum modo assentam na dimensão fonológica da língua. A audição não se vê, mas é uma das pedras basilares do início da aprendizagem da leitura. OBJECTIVE: The present investigation aimed to verify the quality of phonological representations and its impact in capacities involved in the initial phase of the reading learning in two groups of children: normal-hearing and with slight hearing loss. METHODOLOGY: In order to answer the objective, a longitudinal study was carried out during thirty months. The final sample, obtained from an initial group of 106 children, was constituted by two groups of 24 participants: the group of children with slight hearing loss, whose average of hearing thresholds at 500, 1000, 2000 and 4000 Hz was between 16 and 40 dB, and the group of normal-hearing children, whose hearing thresholds at 500, 1000, 2000 and 4000 Hz were between – 10 and 15 dB. The children of each group were matched in the class to which they belonged, in relation to age, sex, nonverbal intelligence, mother tongue and, whenever possible, in relation to other questions of the questionnaire to parents. Based on existing and benchmarked instruments or other ones specifically elaborated for this study, the children were evaluated at various times from pre-school to the second grade, regarding phonological memory, vocabulary, hearing discrimination, knowledge of letters, phonological awareness, decoding words and pseudo words, and reading sentence comprehension. Four hypotheses were formulated leading to: the assessment of knowledge and capacities involved in decoding and comprehension abilities (H1), the assessment of the impact of classroom like environmental acoustic conditions in phonological memory (H2), to the identification of efficient reading predictors in both groups of children (H3 and H4). RESULTS: The results showed that the children with slight hearing loss have a worse performance in relation to their normal hearing pairs, whenever the tasks recruited phonological representations or phonological knowledge in the lack of lexical information. The children with slight hearing loss seem to use cognitive resources implying a more sustained effort to attain success in some tasks such as pseudo word decoding in the 2nd grade. For decoding, we found knowledge of letters as a predictor among children with slight hearing loss, both in the first and second grade, while in normal-hearing group phonological awareness was a predictor but only in the 1st grade. Normal-hearing children depend on the efficiency of decoding for better reading comprehension, while hearing-impaired children seem to rely on receptive vocabulary to reading understanding. The acoustic noise conditions have an impact on the reading comprehension of all children, regardless their auditory profile. CONCLUSION: The slight hearing loss influences learning to read in its initial phase. In fact, the children with auditory deficit seem to acquire capacities involved in their reading processing, in a slower rate than their normal pairs, namely the capacities based on the phonological dimension of their language. Hearing is not visible, but it is one of the cornerstones of early learning reading. |
URI: | http://hdl.handle.net/10451/36674 |
Designação: | Doutoramento em Ciência Cognitiva |
Aparece nas colecções: | FL - Teses de Doutoramento |
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