Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.79 MB | Adobe PDF | |||
403.88 KB | Unknown |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este livro surgiu como produto do trabalho de investigação realizado por uma equipa na Universidade de Lisboa, que sentiu necessidade de promover a discussão reflexiva sobre práticas de formação nos Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física da Universidade de Lisboa. Os dados recolhidos e a sua análise deram origem a uma grande quantidade de informação, muito rica, diversa, com particularidades mais acentuadas, por vezes, numa determinada área científica. A discussão subsequente permitiu perceber a existência de certas características importantes no funcionamento dos cursos de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia, Física e Química, Matemática e Educação Física, identificando-se aspetos relevantes que emergem do que é comum e do que se configura como exemplo nesses cursos de Mestrado em Ensino. Dá-se atenção, em primeiro lugar, a uma caracterização global, introdutória, dos próprios cursos de Mestrado em ensino e a aspetos teóricos relacionados com a formação inicial. Considerou-se, em seguida, definir como particularidades a serem exploradas os modos como cada área percebe algumas situações, mesmo que de um modo geral estejam presentes em todas elas.
Description
Keywords
Formação inicial de professores Mestrado em ensino Relação teoria-prática Iniciação à prática profissional Relação universidade-escola Relatório da prática de ensino supervisionada
Pedagogical Context
Citation
Galvão, C., Ponte, J. P., Jonis, M., Faria, C., Chagas, I., Kullberg, C., . . . Henriques, A. (2018). Práticas de formação inicial de professores: Participantes e dinâmicas. Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa.