Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/3169
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage267por
degois.publication.lastPage284por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleEncontro Internacional em Homenagem a Paulo Abrantespor
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da-
dc.date.accessioned2011-04-27T08:44:08Z-
dc.date.available2011-04-27T08:44:08Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationPonte, J. P. (2005). A formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuro. In L. Santos, A. P. Canavarro & J. Brocardo (Eds.), Educação matemática: Caminhos e encruzilhadas (pp. 267-284). Lisboa: APM.por
dc.identifier.isbn972-8768-20-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/3169-
dc.description.abstractEste artigo analisa as problemáticas e as questões que têm atravessado a Educação Matemática em Portugal no que se refere à formação (inicial e contínua) de professores. Assim, considera que um primeiro momento corresponde à afirmação do contributo da Educação Matemática para o processo de formação. Uma segunda etapa viu desenvolverem-se diversos conceitos que contribuíram para um melhor conhecimento do professor e dos seus processos de crescimento profissional, com destaque para a noção de desenvolvimento profissional. Uma terceira fase envolve diversas tentativas de articular as lógicas da Educação Matemática e do desenvolvimento profissional, tirando partido das noções de projecto, reflexão e colaboração. Finalmente, uma quarta etapa corresponde à emergência da investigação de professores e formadores de professores sobre a sua própria prática profissional, como um processo simultaneamente de construção de conhecimento e de suporte ao desenvolvimento profissional. Na reflexão final, o artigo equaciona o papel de diversos factores profissionais e políticos e sublinha a importância de centrar os processos formativospor
dc.language.isoporpor
dc.publisherAPMpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação inicialpor
dc.subjectPreservice teacher educationpor
dc.subjectFormação contínuapor
dc.subjectInservice teacher educationpor
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpor
dc.subjectProfessional developmentpor
dc.subjectEducação matemáticapor
dc.subjectMathematics educationpor
dc.subjectReflexãopor
dc.subjectReflectionpor
dc.subjectColaboraçãopor
dc.subjectCollaborationpor
dc.titleA formação do professor de Matemática: Passado, presente e futuropor
dc.typeconferenceObjectpor
dc.peerreviewednopor
Aparece nas colecções:FC-DE-CIE-GIDM - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
05-Ponte (Conf P-Abrantes).pdf82,11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.