Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/30985
Registo completo
Campo DCValorIdioma
degois.publication.firstPage45pt_PT
degois.publication.issue1pt_PT
degois.publication.lastPage68pt_PT
degois.publication.locationLisboapt_PT
degois.publication.titleTerra e Água Escolher sementes, invocar a Deusa: estudos em homenagem a Victor S. Gonçalves.pt_PT
dc.contributor.authorFabião, Carlos-
dc.date.accessioned2018-01-25T19:17:05Z-
dc.date.available2018-01-25T19:17:05Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFABIÃO, Carlos (2016) - Os altares dos «primeiros povoadores da Lusitânia»: visões do Megalitismo ocidental. In Sousa, C.; Carvalho, A. e Viegas, C. (eds.) - Terra e Água Escolher sementes, invocar a Deusa. Estudos em homenagem a Victor S. Gonçalves. p. 45-67pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99146-2-9-
dc.identifier.isbn978-989-99146-3-6-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/30985-
dc.description.abstractApresenta-se uma reflexão historiográfica sobre as visões que o megalitismo foi conhecendo na produção literária portuguesa. Como durante séculos as leituras oscilaram entre a tradicional interpretação como altares gentílicos e uma «cristianização» dos mesmos, da autoria deo Académico Martinho de Mendonça e Pina (1733). Com a emergência do novo paradigma laico para a origem e evolução do homem, consolida-se a ideia do carácter funerário destes monumentos e a sua atribuição aos tempos pré-históricos, sem todavia se abandonar totalmente a filiação pagã/céltica. Na primeira metade do século xx, em época de evidente refluxo da investigação arqueológica em Portugal, encontramos uma curiosa reacção de um escritor, Aquilino Ribeiro (1953), contra o carácter funerário/cultual destes monumentos, um derradeiro afloramento da contestação à religiosidade pré-histórica, por parte do pensamento ateu de matriz francófona. No essencial, partindo das leituras sobre o fenómeno megalítico ao longo do tempo, pretende mostrar-se como toda a reflexão histórica-arqueológica se constrói a partir de distintos paradigmas e como estes condicionam os discursos sobre o passado.pt_PT
dc.description.abstractThe paper presents a historiographic reflexion on the perspectives on Megaliths in Portuguese literary production. From many centuries those monuments’ interpretation balances between the typical gentile interpretation and a Christianisation due to the academic Martinho de Mendonça e Pina (1733). With the emergence of the new laic paradigm on evolution, emerges the idea of a Prehistoric funeral function for those monuments even without a definitive abandonment of the pagan gentile affiliation. On the first half of twentieth century in times of clear decline on Portuguese archaeological investigation we find a curious reaction from a well-known writher Aquilino Ribeiro (1953) against the funerary/sacred megaliths interpretation, one last uprising against the Pre-historic religion from an atheist with strong cultural connections to that French perspective. From the different historiographic points of view we intend to demonstrate how different paradigms lead to different interpretations and how these interpretations mark different discourses on the Past.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherCentro de Arqueologia da Universidade de Lisboapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.titleOs altares dos «primeiros povoadores da Lusitânia»: visões do Megalitismo ocidental.pt_PT
dc.typebookPartpt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
Aparece nas colecções:UNIARQ - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
def07_CFabio.pdf1,01 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.