Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10451/29654
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCavalheiro, Lili Lopes-
dc.contributor.authorSoares, Andreia Margarida Simões Ferreira, 1977--
dc.date.accessioned2017-11-08T15:56:13Z-
dc.date.available2017-11-08T15:56:13Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-02-21-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10451/29654-
dc.descriptionRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2017pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório apresenta um conjunto de experiências desenvolvidas numa turma de 3.º ano de escolaridade, no Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Sra. da Conceição/Casa Pia de Lisboa, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo de 2015/2016. Para tal, foram disponibilizadas 10 aulas de 45 minutos, ao longo das quais foi lecionada a unidade didática “Pets and Friends”. Esta unidade didática foi planificada tendo em consideração as especificidades do grupo etário em questão. Otimizando as características identificadas, nomeadamente a criatividade e o dinamismo que pautam a natureza das crianças desta idade, foi selecionada uma metodologia considerada adequada e motivante, a qual consistia na utilização articulada de canções e jogos de movimento no processo de ensino-aprendizagem. De igual modo, os materiais didáticos foram criteriosamente selecionados, visando um ambiente de aprendizagem propício à participação e interação destes alunos mais jovens na aula de língua estrangeira. Recorrendo a alguns instrumentos de observação desenvolvidos para o efeito, tais como um teste de avaliação, um questionário e um segundo teste não avaliativo, procurou-se determinar a relevância e a influência da metodologia aplicada no desenvolvimento geral das competências dos alunos. Assim, da implementação desta sequência de aprendizagem, foram observados resultados bastante positivos, concluindo-se que esta abordagem didática, envolvendo música e movimento, constitui uma importante ferramenta na aprendizagem da língua inglesa por alunos mais jovens. Na conclusão deste relatório, verificou-se que a aquisição de uma língua estrangeira no contexto escolar do 1.º Ciclo do Ensino Básico é um processo de ensino-aprendizagem com especificidades didáticas muito próprias, cujo sucesso depende da convergência de importantes fatores, entre os quais a escolha adequada da metodologia de ensino, a seleção coerente dos materiais didáticos e o caráter progressivo que deve pautar a sequência das aulas.pt_PT
dc.description.abstractThis report presents a set of experiences carried out in a 3rd year class, in “Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Sra.da Conceição/Casa Pia de Lisboa”, within the scope of the teacher training practice, which occurred during the 2015/2016 school year. The didactic unit “Pets and Friends”, developed throughout 10 lessons of 45 minutes each, was planned taking into account the specific characteristics of young learners. Therefore, taking into consideration the nature and characteristics of children this age, namely their creativity and energy, an adequate and motivating methodology was selected: the use of songs and movement for learning. The didactic materials were carefully selected and prepared, in order to foster interaction and participation among students in a foreign language learning environment. Several tools were developed to determine the importance and influence of the applied methodology on the general improvement of the students’ linguistic skills: an assessment test, a questionnaire and a second non-assessment test. The results obtained were quite positive, thus concluding that songs and movement, as a teaching approach for young learners, are valuable tools when learning English as a Foreign Language. In conclusion, foreign language acquisition by young learners is a learning-teaching process with unique didactic characteristics, as mentioned throughout this report. The learners’ success depends on various factors, such as the selection of the most adequate methodology and teaching materials, as well as the progressive nature of lessons.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectAlunospt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectCançõespt_PT
dc.subjectMovimentopt_PT
dc.subjectMateriais didácticospt_PT
dc.subjectRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2017pt_PT
dc.titleA importância das canções e do movimento na aula de inglês do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensinopt_PT
dc.identifier.tid201916649-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
Aparece nas colecções:REIT - Mestrados em Ensino

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ulfpie051442_tm.pdf6,24 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.